Camilla Abreu: W.Dias envia processo para expulsão de capitão

Camilla Abreu: W.Dias envia processo para expulsão de capitão

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O governador Wellington Dias assinou nesta sexta-feira (04) o documento que encaminha para o Tribunal de Justiça do Piauí o pedido de expulsão do capitão da Polícia Militar Allisson Wattson, acusado de assassinar a estudante de Direito Camilla Abreu em outubro do ano passado em Teresina. 

O governador segue a mesma tendência da decisão já tomada pela Procuradoria-Geral do Estado e também pela Corregedoria da PM, que se mostrou favorável pela expulsão do capitão nos quadros da corporação. 

De acordo com a Constituição, apenas o Tribunal de Justiça ou os Tribunais Militares Permanentes podem decidir pela perda da patente de um policial. 

Assistente de acusação, a advogada Ravenna Castro representa a família da estudante. Ela comentou sobre o aval do governador  para a expulsão do capitão. “Para família agora o sentimento é de alivio, de conforto. Havia, realmente, o temor do capitão ser colocado na reserva remunerada, inclusive essa foi uma informação que nós tivemos do procurador num contato anterior que nós fizemos”, revelou. 

A advogada diz que foi necessário uma verdadeira mobilização, inclusive por parte da imprensa piauiense. “Isso causou sensação de temor e de apreensividade  na família, e agora depois de alguns apelos que nós fizemos da opinião pública, da sociedade cobrando uma resposta e da imprensa também nos ajudando muito batendo nessa questão, cobrando uma resposta tanto da Justiça como do governador. Agora nós tivemos essa resposta do governador, que assinou essa autorização para que o processo seja enviado para a Justiça, e só aí então ele seria julgado.", afirmou. 

"A nossa expectativa é que ele seja definitivamente expulso dos quadros da PM”, reafirmou Ravenna Castro. 

A advogada explica que o capitão Allisson Wattson responde a dois processos. “Existem dois processos tramitando, sendo que um é criminal, que é aquele que dele levá-lo ao Tribunal do Júri e já saiu a sentença de pronuncia. A defesa dele recorreu para que ele não vá a Júri Popular, nós inclusive estamos terminando a resposta que vamos estar apresentando na segunda-feira. O outro processo é administrativo, que é o pedido da perda da patente. Questão de tempo para a Justiça a gente não sabe precisar, porque exige avaliação de vários fatores: questão burocrática. O certo é que nós estaremos acompanhando, estaremos cobrando para que tudo isso ocorra no tempo mínimo possível, na forma mais rápida possível. E é isso que a sociedade espera, e é isso que a família espera, que seja feito Justiça tanto na espera criminal, assim como administrativa”, abordou. 

Segundo Ravenna Castro, caso o capitão fosse para reserva iria receber salário de quase R$ 10 mil. “Exato. Um salário de quase R$ 10 mil e sem trabalhar. E para nós isso seria uma premiação para criminalidade. Mas acreditamos que essa situação está totalmente fora de cogitação, até porque a decisão do governador foi acompanhando o parecer da Procuradoria e do Comando-Geral da PM pela expulsão”,  avaliou.

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES