Chico Lucas explica o processo de escolha de novo ministro do STF

Chico Lucas explica o processo de escolha de novo ministro do STF

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta sexta-feira (20), o presidente da OAB, seccional Piauí, Chico Lucas, falou sobre o processo de substituição do ministro do Supremo Tribunal Federal, Teori Zavascki, que faleceu na tarde da última quinta-feira (19), em um acidente aéreo no litoral do Rio de Janeiro. 

De acordo com Chico Lucas, não há prazo para o presidente Michel Temer escolher o substituto, mas, ressaltou que, se o processo de escolha demorar mais que 30 dias, a presidente do STF, ministra Carmen Lúcia, precisará redistribuir os processos da Operação Lava-Jato, cuja relatoria era responsabilidade do ministro Teori. 

"Não há prazo para a escolha, o presidente da republica e quem indica o ministro do STF em qualquer prazo, depois dessa escolha o nome vai ser sabatinado pelo Senado. O prazo de escolha vai interferir na relatoria da Lava-Jato, a escolha pode ser feita a qualquer momento, mas, se ela for feita dentro dos 30 dias, o escolhido vai ser o relator da Lava-Jato, se passar mais de 30 dias, a ministra Carmen Lúcia tem que redistribuir os processos para outros ministros”, afirmou.

Ainda de acordo com Chico Lucas, o novo ministro tem que ter mais de 35 anos, reputação ilibada e tem que ter conhecimentos jurídicos profundos.

Sobre a possibilidade de o acidente aéreo ter sido provocado por uma sabotagem na aeronave, Chico Lucas afirmou que o acidente precisa ser investigado, mas, ressaltou que ainda é cedo para conclusões.

"Sobre isso eu não tenho uma opinião formada, de toda forma tem que ter uma investigação, pela a Anac, pela Polícia Federal e Aeronauta. Acho que é precipitado chegar a uma conclusão, tem que se investigar e se, por acaso, se chegar a conclusão de que houve o incidente ai a coisa ganha uma dimensão muito mais séria”, concluiu. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES