Ciro diz que gostaria de votar no ex-presidente Lula em 2018

Ciro diz que gostaria de votar no ex-presidente Lula em 2018

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta segunda-feira (10), o senador Ciro Nogueira (PP) concedeu uma entrevista ao jornalista Amadeu Campos, no Jornal Agora, e falou sobre assuntos relacionados à política nacional e regional. Dentre os assuntos, o senador destacou o interesse pessoal em apoiar o ex-presidente Lula (PT) nas eleições de 2018 e falou sobre a aliança com o Partido dos Trabalhadores no Piauí. 

O parlamentar, que recentemente foi reconduzido à presidência nacional do Partido Progressista, afirmou que o partido trabalha para ter um candidato próprio nas eleições presidenciais do ano que vem e destacou que o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, deve ser o nome escolhido para a disputa. 

"A gente tem que trabalhar sempre por um plano A. Estamos em um momento em que o país precisa de uma outra alternativa, existe essa disputa histórica entre PT e PSDB que vem desde 1994. São partidos que já cumpriram o seu papel, o Fernando Henrique criando o real, o Lula, que, para mim, foi o maior presidente da história desse país, um homem que nós nordestinos temos que agradecer sempre pelo que ele fez pelo Brasil. Mas, eu acho que está na hora de o Brasil ter um outro projeto, uma pessoa que venha a assumir o país com uma visão de gestão pública que ainda não aconteceu no Brasil”, disse.

O senador, no entanto, destacou que pessoalmente gostaria de apoiar o ex-presidente Lula e reconheceu que esta é uma hipótese difícil, tendo em vista que grande parte do PP não tem essa mesma disposição. 

"O PP tem muitas tendências, se dependesse de mim eu apoiaria o Lula, mas, essa é uma visão mais do nordeste, por tudo que ele fez, uma gratidão histórica pelo trabalho fantástico que ele esteve a frente, principalmente, no combate a pobreza e a miséria. É uma figura que eu tenho todo o respeito, não me vejo em uma eleição presidencial votando contra o Lula. A grande maioria do partido não tem essa visão, não vou negar que hoje teriam mais aproximação com o PSDB, então vai ser uma decisão interna e com certeza o PP não sairia unido nessa decisão”, afirmou. 

Sobre a relação com o PT no Piauí, Ciro Nogueira reconheceu que ela ficou abalada durante as eleições municipais de 2016, mas, ressaltou que as rusgas já foram superadas.

"O PP só tem procurado, desde o início da gestão Wellington Dias, ajudar o Governo do Estado, sabemos da dificuldade que o governador tem hoje por não ter o acesso a Brasília, porque é de um partido de oposição muito forte ao governo do presidente Temer e a gente tem procurado de todas as formas ajudar o governador. Tivemos problemas fortes nas eleições municipais, houve um erro grave do Partido dos Trabalhadores em encarar o PP como partido de oposição e esse foi um erro histórico do PT que o governador e eu já superamos”, disse. 

Sesapi

De acordo com o senador, houve uma falsa impressão de que o Partido Progressista teria exigido a Secretaria de Saúde na reforma administrativa feita pelo governador Wellington Dias neste ano. Ciro Nogueira negou que isso tenha acontecido e afirmou que, por conta do mal estar criado com a situação, definiu com o governador que o PP não fará mais indicações para as pastas do Governo do Estado.

"Houve essa situação da Saúde que foi oferecido isso ao partido e ficamos de fazer uma indicação, é um direito do governador a qualquer momento indicar ou retirar apoio, mas foi colocado como se o PP estivesse reivindicando isso, nós nunca reivindicamos a Secretaria de Saúde, o mal estar foi esse. Qualquer secretário do governo do estado vai contar com o meu apoio, o que eu defini com o governador é que o PP não vai fazer nenhuma indicação de seus quadros”, ressaltou. 

Aliança com o PT

Ciro Nogueira afirmou que dificilmente o PP romperá com o governo Wellington Dias no Piauí, mas, destacou que caso os prefeitos do partido não tenham suas reivindicações atendidas o rompimento pode acontecer. 

"O PP tinha 7 prefeitos no Piauí, fomos para 44 agora, é o maior partido do estado. Crescemos na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados. Se o partido não for respeitado nos seus prefeitos, nas reivindicações e houver uma discriminação, e eu tenho certeza que isso não vai acontecer, isso seria um motivo para um rompimento”, afirmou.  

O senador ressaltou que as bases do PP e do PT ainda têm dificuldades de relacionamento no estado e destacou que cabe a ele e ao governador Wellington Dias superarem isso. 

"Eu tenho um relacionamento perfeito com o governador Wellington Dias, mas, as bases ainda têm muitos conflitos, existe um certo conflito da militância. Nós temos que ter a maturidade, eu o governador como líderes dessa situação, de superarmos isso em prol de uma candidatura no próximo ano”, afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES