Ciro Nogueira diz que reforma administrativa é tímida

O senador disse que confia no governador Wellington Dias

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na edição do quadro Jogo do Poder, do programa Agora, desta sexta-feira (29/03), composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Efrém Ribeiro,  Arimatea Carvalho, Ananias Ribeiro e Samanta Cavalca. Os profissionais explanaram os principais pontos dos bastidores da política local e nacional.      

Arimatea Carvalho: O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, disse que não viu vantagem na reforma administrativa aprovada pela Assembleia Legislativa, disse que ela é tímida, não cortou o que deveria ser cortado e que o corte no número de secretarias foi insuficiente. O presidente Júlio Arcoverde disse que também avalia a reforma como tímida e poderia ter sido mais efetiva do que esta.

Ananias Ribeiro: Isso me faz lembrar 2016, quando eu entrevistei o presidenciável Ciro Gomes, logo que o Michel Temer assumiu a presidência da República e colocou o PSDB dentro do governo. E eu perguntei ao Ciro até quando iria essa relação de PSDB com MDB, já que os dois tinham pretensões em ter candidato a presidente da República. E o Ciro Gomes respondeu: Napoleão diz que as suas principais derrotas vieram quando seus inimigos não revelavam seus interesses, então quando o inimigo não revela o seu real interesse é que provocou as derrotas de Napoleão. E ele fez essa alusão para dizer que, naquele momento, o PSDB não estava revelando ao governo os seus interesses de ter uma candidatura à presidência da República e estava fazendo uma aliança de conveniência naquele momento. Pois bem, o senador Ciro Nogueira na ânsia de se aproximar do governo Bolsonaro e ter parte do prestígio que teve no governo Dilma e no governo Temer busca agora, a partir destas suas ações junto ao governador Wellington Dias, marcar uma posição em busca desta aproximação e também em busca do projeto de 2022, quando ele já disse que o Progressistas terá um candidato a governador e pode ser até ele. Então, seja agora, em buscar de uma aproximação com o presidente Bolsonaro, ou em 2022, o senador vai terminar rompendo com o governador.

Amadeu Campos: Mas vamos lembra que ainda na eleição de 2014 o senador Ciro fez um acordo com o governador Wellington Dias de que o Progressistas apoiaria o PT, continuaria no processo em 2018, mas em 2022 o Progressistas tem candidato a governo.

Ciro Nogueira falou ao Jogo do Poder, sobre a reforma administrativa e disse que as críticas são construtivas. "Eu defendo sempre um Estado maior e mais enxuto, hoje nós temos uma dificuldade muito grande para manter a máquina pública e não sobra dinheiro para investimento. O governador Wellington Dias tem os números e tem a nossa confiança e é quem sabe o que deve acontecer no estado do Piauí, por isso que nós votamos a favor da reforma na Alepi, o que tenho dito é que não vamos condicionar a participação no governo para estar ao lado do governador, nós sempre estivemos ao seu lado, desde 2014.

Arimatea Carvalho: O Júlio Arcoverde disse que nunca esconderam do governador que terão candidato próprio em 2022, ou seja, não estão enganado ninguém em relação ao caminho que o Progressistas seguirá em 2022.

Amadeu Campos: Nesse cenário de 2022, o senador Ciro disse que o Progressistas terá candidato e ninguém descarta que poderá ser ele. Onde entra o Firmino na história?

Ananias Ribeiro: O prefeito Firmino Filho trabalha para ser este candidato, a eleição de Teresina é o passo primeiro que precisa ser dado, fazer o seu sucessor para viabilizar o cenário para 2022. E depois da eleição em Teresina certamente haverá um novo entendimento, uma nova conversa, hoje há uma proximidade, ela é visível em relação a Firmino e Ciro, mas para a eleição de 2022, isso tudo precisa ser acertado. O que estou querendo dizer com isso é que na eleição de 2022 ainda pode haver conflito entre Firmino e Ciro Nogueira.

Samanta Cavalca: O Progressistas deixa claro que terá candidato em 2022, o nome será o de Firmino ou o de Ciro. Quem sairá candidato será quem chegar melhor em 2022.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES