Covid-19: avanço da variante delta preocupa países do continente Europeu

Governos de vários países estão restabelecendo medidas de restrição de circulação de cidadãos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Direto de Dublin, na Irlanda, a correspondente da Rede Meio Norte, Socorro Sampaio, traz detalhes sobre a propagação da variante delta no continente europeu.

Com essa nova preocupação, vários países restabeleceram medidas de restrição de circulação de cidadãos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou, nesta sexta-feira (18), que a variante está se tornando dominante em todo o mundo.

A Rússia enfrenta uma situação crítica com o avanço desta nova cepa, mais contagiosa do que a variante alpha, originária do Reino Unido. 

Socorro Sampaio fala da preocupação em relação à variante delta na Europa - Imagem: Reprodução

Portugal também enfrenta um aumento de casos da doença, o que levou o governo a proibir entradas e saídas de pessoas da área metropolitana de Lisboa neste fim de semana.

Na Rússia a situação é crítica. Quase 90% dos casos diagnosticados na capital russa são da variante delta, o que obrigou as autoridades municipais a adotarem medidas restritivas para os eventos públicos - entre elas, o fechamento de uma área para torcedores da Eurocopa.

Segundo informações repassadas por Socorro Sampaio, a Rússia tem vacina sobrando, mesmo assim a taxa de adesão é baixa. "Temos medo de ficar doentes, mas não nos vacinamos porque também temos medos", disse uma moradora de Moscou.

A Rússia tem atualmente o maior número de mortes por Covid-19 da Europa, são 128 mil óbitos segundo o governo.

Eurocopa preocupa

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, declarou que sua prioridade é a "saúde pública", mais do que manter as semifinais e a final da Eurocopa em Wembley. A Uefa (União das Federações Europeias de Futebol) está considerando transferir esses jogos para Budapeste.

Nas imagens mostradas por Socorro Sampaio durante o Jornal Agora, é possível ver milhares de torcedores no entorno de estádios, mesmo com o apelo do governo e das autoridades policiais para que ficassem em casa.

Uma situação complicada, principalmente para o pequeno empreendedor que teve que fechar seu negócio por vários meses e agora vê cenas de aglomeração e o número de casos aumentando, já que o futebol não pode parar.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES