Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

Crimes de injúria racial aumentam 50% no Piauí, já casos de homofobia são reduzidos

Compartilhe

Um lugar marcado pela diversidade cultura, religiosa e étnica, mas o Brasil ainda não superou uma das vergonhas nacionais. A injúria racial e o racismo precisaram de lei de regulamentação para que o problema fosse enfrentado.

O crime de injúria racial está previsto no artigo 140 do Código Penal Brasileiro e consiste em ofender a honra de alguém referindo-se a raça, cor, etnia, religião ou origem. Já o racismo tem lei específica, a 7.716 de 1989 que pune conduta discriminatória dirigidas a um grupo ou a coletividade.

O crime é inafiançável, em ambos os casos o Ministério Público processa a pessoa que ofende. Em Teresina, o crime de injúria racial aumentou em 50%. Em 2014 foram registrados 37 casos na Delegacia de Proteção aos direitos humanos e repressão as condutas discriminatórias.

Só nos primeiros quatro meses de 2015 já foram registrados 29, somente 2 casos foram considerados racismo.


Image title

“A maioria das pessoas por incrível que pareça, fazem questão de se identificar e não estão mas guardando ofensas dentro de casa. As pessoas acham que tudo é racismo e não é. Essa injúria racial ‘é a ofensa que denigre a imagem da pessoa”, disse o Delegado Emir Maia.

Nas ruas injúria e discriminação causam revolta. As denúncias de crime homofóbico tiveram redução de 50% se comparadas com o mesmo período do ano passado. Em 2014 foram registrados 54 casos, nos primeiros quatro meses de 2015 foram registrados apenas 15 casos.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar