Deficientes físicos enfrentam dificuldades ao utilizar transporte coletivo em Teresina

Deficientes físicos enfrentam dificuldades ao utilizar transporte coletivo em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A equipe do Programa Agora esteve ao vivo na Praça João Luís , no centro de Teresina para acompanhar o drama que pessoas com deficiência física e cadeirantes enfrentam para ter acesso ao transporte coletivo na capital.

A única rampa de acesso na praça tem também um buraco e está localizada próxima a uma esquina. Por conta disso, cadeirantes não conseguem se locomover.

Amparo Sousa, vice-presidente da Associação de Deficientes Físicos de Teresina; Alexandre Almeida, membro do conselho da pessoa com deficiência e Carla Kler, diretora de acessibilidade; estiveram no local e detalharam casos sofridos por deficientes físicos em decorrência da falta de acessibilidade.

“Infelizmente a falta de elevadores de acesso nos ônibus em Teresina é uma realidade que enfrentamos. Em uma capacitação feita, motoristas e cobradores foram orientados que, se o equipamento de acesso estiver quebrado, o ônibus não deve circular, mas todos os dias eles circulam, colocando em risco a vida das pessoas com deficiência, além de causar muito constrangimento a pessoa com deficiência, isso é um desrespeito. Não estamos vendo ainda um compromisso com a nossa realidade”, declarou Amparo Sousa.

“O transporte público coletivo não tem acesso, ainda está longe de ter acessibilidade, pois as leis não saem do papel. O transporte eficiente não atende a demanda, porque é crescente a demanda para muitas pessoas com deficiência. Todos os dias a falta de acessibilidade causa mais acidentes graves em Teresina”, declarou Carla Kler.




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES