Deputado Júlio César apresentará projeto de distribuição automática de verbas do Governo

Deputado Júlio César apresentará projeto de distribuição automática de verbas do Governo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Deputado Federal Júlio César (PSD/PI) esteve no Programa Agora na tarde desta quarta-feira (14) e fez consideração sobre sua preocupação quanto às receitas constitucionais do Estado e do Município.

“Uma constante preocupação nossa desde quando chegamos no Congresso Nacional são as transferências constitucionais para Estado e Municípios, nós sabemos que o Piauí tem uma dependência muito grande com essas transferências. Lembro muito bem que em 1988, por ocasião da votação da constituição, o FPM ficou em torno de 20% das receitas corrente líquidas arrecadadas pelos três entes do governo. Agora tem ano que dá 16%, 16,5%. então muita coisa foi perdida na área da educação, na área da saúde, na área social e os recursos correspondentes a essas transferências de obrigação eram do governo federal e foram transferidos especialmente para os municípios. De lá para cá eu venho acompanhando todo o mês o que é transferido para as prefeituras e para o estado. Por diversas vezes eu verifiquei retenção de recursos que ocorre quando há cobrança de vários impostos que não são compartilhados e acumulam. Em novembro aconteceu de o governo recolher bilhões e não compartilhar esse dinheiro para os municípios, depois de muita briga esse recurso foi compartilhado. Muitos desses repasses não correspondem à projeção que eles mesmos fazem”, declarou Júlio César.

Liberação Automática de Receitas do Governo

“Esse é um dos projetos que irei apresentar na tomadas das atividades. Eu quero que esse projeto seja aplicado a nível federal, estadual e municipal, e que a arrecadação possa ser feita a nível online. Assim haverá compartilhamento de recursos automaticamente. Isso irá tornar justo a divisão. Hoje com o nível de informatização podemos fazer isso com certeza. Eu afirmei que irei requerer uma quinta auditoria no Tribunal de Contas da União. Nós queremos ter fiscalização e transparência da arrecadação e compartilhamento de recursos. O Secretário de Fazenda do Estado do piauí também está muito interessado nisso, pois a própria União não cumpre o que eles mesmos estimam”, pontuou.

Em suas considerações finais o Deputado Federal reafirmou seu compromisso com o Piauí, a fim de equilibrar a distribuição, lutando por mudanças no sistema financeiro orçamentário do Brasil.



Clique e curta o Portal Meio Norte no Facebook



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES