Em 2017, Piauí exportou para o exterior 5.500 toneladas de mel

Em 2017, Piauí exportou para o exterior 5.500 toneladas de mel

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Após vários anos de estiagem, apicultores do Piauí comemoram a retomada do crescimento na produção de beneficiamento de mel na região de Picos. De acordo com o presidente da Cooperativa de Apicultores, Sistonho Dantas,  investimentos em tecnologia e participação dos produtores em eventos da área estão possibilitando maiores melhorias. 

“Temos que adequar nossa produção, investindo em tecnologias que a gente consiga desenvolver nossa atividade mesmo no período da estiagem. Isso vem sendo feito ao longo desses últimos cinco/seis anos com essa luta nossa, com a participação dos apicultores em congressos, nos workshops e nos eventos que a gente participa. Nós vamos nos aperfeiçoando, vamos trocando experiências para poder garantir essa atividade, vamos dizer assim, no patamar dos países de primeiro mundo, porque o mercado hoje é internacionalizado”, afirmou. 

Para manter a alta na produção, alguns produtores estão levando suas colmeias para outros estados devido a baixa umidade do ar a partir do mês de maio. Um dos estados é o Maranhão, como explica a pesquisadora Juliana Bendin. 

“Poucos dos pequenos vão, são mais médios e grandes apicultores. Ultimamente a rota de migração mais executada tem sido o Maranhão, os piauienses instalam suas colmeias lá, fazem o arrendamento da terra. A apicultura no Maranhão está começando a se destacar”, acredita. 

Pesquisas feitas por ela indicam que a meta dos eficazes para que haja produção no Piauí mesmo em tempos de seca. “A gente tem trabalhado com as linhas de sombreamento; a oferta interna de água, as canaleta de água dentro das colmeias proporcionou um não ressecamento das lavas dentro da colmeia, que proporcionou um microclima ali dentro e os apicultores, alguns já estão aderindo e obtendo ótimos resultados”, explicou. 

Outro fator de relevância nessa nessa fase da apicultura piauiense, é o combate  às  queimadas através de um plano de contingência feito pelo Corpo de Bombeiros com ajuda de membros da sociedade. “A gente se uniu, porque somente o Corpo de Bombeiros a gente viu que não estava dando resultado. Mesmo com todo trabalho que a gente tem de cursos, de palestras, de estar correndo nos povoados, a gente sentiu que estava pouco. Foi uma coisa que deu muito certo no ano passado, as pessoas participaram, o fogo diminuiu. Esse ano a gente já está na luta, deu continuidade ao plano e aumentou o número de pessoas que estão participando. Então é uma junção”, explicou a Major Ana Cleia. 

Outros métodos também são usados para manter o Piauí como um dos maiores produtores de mel do país, com eventos promovidos pela pesquisadora Juliana Bendin. 

“O primeiro encontro de mulheres apicultoras. A gente tem percebido a presença das mulheres, porém, muitas ficam apenas no beneficiamento, e não vão para o campo. Elas não se apropriam como protagonistas da atividade. Então a gente tem trabalhado no sentido de incentivá-las a terem isso como uma fonte de renda que, de fato, seja delas próprias”, disse a pesquisadora. 

O beneficiamento de mel no Piauí em 2017 chegou a 5.500 toneladas. Destas, 4 mil foram exportadas para Europa e também Estados Unidos. A previsão para 2018 é ainda melhor. 

“Ter uma produção da florada aqui da região, da microrregião de Picos, nós já superamos a produção do ano passado. Com certeza vamos manter e a tendência é ampliar”, finalizou o presidente da Sistonho Dantas. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES