'Fraude nas cotas femininas causou votações zeradas', diz Margarete

'Fraude nas cotas femininas causou votações zeradas', diz Margarete

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A vice-governadora Margarete Coelho esteve no programa Agora nesta terça-feira(8). Ela destacou a participação das mulheres nas últimas eleições. Houve um avanço nesse sentido, a partir da eleição de Dilma para presidente do Brasil, da primeira vice-governadora do Piauí, no caso, Margarete Coelho, o surgimento de uma representação expressiva na Assembléia Legislativa e na Câmara Municipal de Teresina.

O fato de muitas candidaturas terem aparecido com suas votações zeradas nas últimas eleições, colocou em discussão o real valor ou sentido da participação feminina. 

Segundo ela, é um tema muito sensível.

"As candidaturas laranjas devem ser apuradas e foram colocadas com clareza nas discussões. Desde que foi criada a cota para candidaturas femininas, aumentaram as votações zeradas. A legislação dizia que eram 30 vagas para deputado estadual, com isso eram 30 candidatos que cada partido podia lançar e as mulheres ficavam sempre de fora por causa disso. Não tínhamos instrumentos jurídicos no Brasil para tratar desse assunto sensível e combater a fraude contra a cota das mulheres. Agora , os partidos não têm aberto suas portas para as mulheres participarem ativamente. As mulheres que se candidatam, em sua maioria, são mulheres que não fizeram campanha, não abriram contas e nem tiveram material de campanha. Muitas delas são parentes de um certo candidato. Na verdade, ficam a serviço de candidaturas masculinas. As mulheres competitivas não estão chegando a se  candidatarem. Isso caracteriza uma fraude. A causa disso é a fraude nas cotas das mulheres que proporciona isso que vem acontecendo nas eleições", pontuou Margarete.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES