Guarda Municipal de Teresina contará com 100 agentes

Guarda Municipal de Teresina contará com 100 agentes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os membros da Guarda Municipal de Teresina entrarão em campo a partir desta terça-feira, dia 23. O lançamento dos trabalhos acontecerá às 19 horas, no Parque Estação da Cidadania e contará com a presença do prefeito Firmino Filho. O lançamento ocorre após a entrega dos Equipamentos de Proteção Individuais (EPI), que aconteceu na segunda-feira (23), no Comando Geral da Polícia Militar, aos 100 guardas que compõem a corporação.

Samuel Silveira, secretário Municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (SEMTCAS), durante entrevista ao vivo no Agora, da Rede Meio Norte, afirmou que a atuação será feita, inicialmente, através de um projeto-piloto com atuação em pontos como Parque da Cidadania, Complexo Esportivo Parentão, Parque Ambiental Lagoas do Norte, Centro de Esportes Unificados (CEU) Norte e Sul.

"Teresina terá essa instituição tão esperada, que é a Guarda Municipal. Logo mais às 19h de hoje nós convidamos a população a participar do lançamento da Guarda Municipal, que funcionará como experimento no Parque da Cidadania, no Programa Lagos do Norte. Tudo isso como experimento. Como o projeto-piloto será expandido para outros locais da cidade, nós queremos fazer este teste. Nós optamos por locais públicos de entretenimento, onde há fluxo muito grande de pessoas. É um momento importante para a cidade”, afirmou.

O secretário também falou sobre o aparelhamento utilizado pelos guardas municipais. “Foram cinco etapas rigorosas, sendo que em uma delas, com exame psicotécnico, e formação base, onde houve todo o preparo, seguindo o padrão nacional. O equipamento é basicamente o de proteção individual, além das viaturas que permitem o deslocamento ao longo da cidade. No Parque da Cidadania, queremos agregar as bicicletas para aproximar os guardas das pessoas, fica uma coisa bem bacana, bem legal”, acrescentou.

Segundo o secretário, a atuação da Guarda será visando a proteção do patrimônio público.

“Nós não podemos confundir o papel da polícia com o da Guarda que, em nenhum momento, é polícia. Qualquer ação criminosa deve ser procurada para resolver na polícia. A Guarda Municipal possui missão constitucional de proteger o patrimônio público. A Guarda tem a filosofia de servir. O primeiro formato será nos locais de entretenimento, estruturas públicas. Se algo de errado ocorrer dentro desses locais, poderá, sim, recorrer, mas se acontece em uma rua, fora, será de responsabilidade de outras instituições, que no caso seria a polícia”, afirmou.

“O primeiro formato será nos locais de entretenimento, estruturas públicas. Se algo de errado ocorrer dentro desses locais, poderá, sim, recorrer, mas se acontece em uma rua, fora, será de responsabilidade de outras instituições, que no caso seria a polícia”, continuou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES