“Honrar a tabela de pagamento é a prioridade zero”, diz Fonteles

“Honrar a tabela de pagamento é a prioridade zero”, diz Fonteles

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (06), o secretário de Fazenda do Estado, Rafael Fonteles, esteve no Agora falando sobre a situação financeira do estado neste momento de crise que o país enfrenta.

Fonteles falou sobre as dificuldades de honrar com os compromissos do estado neste período. O Piauí é um dos seis estados brasileiros que ainda não atrasaram o pagamento dos seus servidores e ressaltou a importância do reforço do fundo de participação do estados, que os governadores pleiteiam junto ao presidente Michel Temer. 

"Tem sido um desafio muito grande, tocar as finanças do estado em um momento de crise histórica. A gente roga para que o Temer libere esses 7 milhões para os 20 estados”, disse. 

O secretario refutou uma das soluções apresentadas pelo Governo Federal aos governadores, que é realização de empréstimos junto a instituições financeiras. 

"O problema do empréstimo é que ele e burocratizado, não tem condições de conseguir esses recursos ainda nesses próximos dois três meses. Dizer que a solução é fazer empréstimos é postergar para o próximo ano e o problema e agora”, afirmou. 

Rafael Fonteles destacou que 21 estados já mudaram o calendário de pagamento dos servidores e deixaram de pagar os fornecedores, paralisando obras e serviços. O secretário ressalta que, caso não haja a ajuda emergencial do Governo Federal, esse problema vai acabar atingindo a todos os estados. 

O secretário afirmou que a equipe econômica do estado está empenhada em garantir o pagamento da folha do estado e que conta com o recurso do Governo Federal para fechar a folha do 13º salário. 

"Nós estamos começando a montar a reserva do do 13º agora, então, eu não posso negar que há realmente uma preocupação da equipe econômica. Nós contamos com esse recurso federal, pelo menos da repatriação, para poder honrar a tabela de pagamento conforme foi programado. Para o próximo ano a tabela continuará esticada, nosso objetivo era reduzir para o quinto dia útil, mas, acredito que não será possível. A ideia é honrar os pagamento, o governador determinou todos os esforços possíveis para honrar a tabelada de pagamento, a prioridade numero zero é honrar a tabela de pagamento” afirmou. 




Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES