Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

Júlio César fala sobre PL que reduz representatividade na Câmara

Compartilhe

Nesta quinta-feira (06), o deputado federal Júlio César Lima (PSD) esteve no Jornal Agora para comentar o Projeto de Lei que altera a representatividade por estado na Câmara Federal e que reduz a bancada piauiense na Câmara e na Assembleia Legislativa. O projeto foi aprovado ontem (05), na Comissão de Constituição e Justiça do Senado. 

De acordo com o parlamentar, a análise do projeto ainda está no início e destacou que a redução não resultará em uma economia para o país, tendo em vista que as vagas só serão remanejadas e não extintas. 

"É um processo que está apenas começando, foi aprovado apenas a constitucionalidade e a juridicidade do projeto de lei complementar na CCJ. A comissão não julga mérito, quem julga são outras comissões e o plenário. O povo pensar que reduzir as vagas vai gerar economia para o Brasil, o número de deputados vai ficar o mesmo, vão tirar de um lugar e botar em outro, por exemplo, o Piauí perde duas vagas na Câmara e seis na Assembleia”, afirmou. 

Deputado federal Júlio César (Crédito: Ana Cláudia )
Deputado federal Júlio César (Crédito: Ana Cláudia )

Júlio César defende que o critério para a distribuição das vagas na Câmara Federal seja o número de eleitores do estado e não o número de habitantes. "O que eu questiono é que tudo em representatividade política é aferido pelo número de eleitores, mas, a fixação do coeficiente é o número de habitantes, isso é uma anomalia. A minha tese é que mude o critério, que o critério seja o número de eleitores e não pelo número de habitantes”, disse. 

Chapa Majoritária

Presidente do PSD, o deputado federal afirmou que o partido irá pleitear uma vaga na chapa majoritária encabeçada pelo governador Wellington Dias em 2018, como senador ou vice-governador. 

"Por enquanto, todo mundo pode externar o desejo de ser candidato, mas, a composição de forças que a coligação deverá ter, é grande, até pela força do nosso governador é quem vai dizer. São vários partidos, vários interesses. O PSD quer participar da chapa majoritária, como senador ou vice-governador”, disse. 

Deputado federal Júlio César (Crédito: Ana Cláudia )
Deputado federal Júlio César (Crédito: Ana Cláudia )