Lei Maria da Penha completa 09 anos e número de crimes contra mulheres aumenta

Lei Maria da Penha completa 09 anos e número de crimes contra mulheres aumenta

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A Lei Maria da Penha completou em 09 anos de criação em 2015.

Com o objetivo de punir de forma mais severa agressores de mulheres a Lei ainda não conseguiu reduzir os índices.

Cerca de 92 mil mulheres foram assassinadas em todo o mundo nos últimos 30 anos de acordo com dados divulgados em 2014 pelo Conselho Nacional de Justiça. A violência contra a mulher é hoje uma das principais preocupações do país, que ocupa o 7º lugar no ranking mundial sobre os crimes praticados contra mulheres.

O Piauí registrou 2.5 homicídios para cada 100 mil mulheres. Há 9 anos, a Lei Maria da Penha revolucionou a legislação brasileira a favor das mulheres, os agressores no âmbito familiar ou doméstico podem ser presos em flagrante ou ter prisão preventiva decretada.

No entanto, mesmo com o advento da lei, os números registram crescimento de crimes contra mulheres. De acordo com Maria do Amparo, coordenadora NUPEVID (Promotoria que atua a favor da mulher em Teresina), “Nós temos nove vagas criminais aqui, dentre elas, o juizado de violência doméstica absorve 25%de toda a demanda criminal de Teresina”, disse.

Segundo Vilma Alves, Delegada da Mulher, o número também aumenta porque as mulheres não temem mais represálias ao fazer denúncias.

“A mulher não é mais aquela tímida, agora tem mais coragem, não é aquela que pedia para retirar as denúncias. Agora ela chega e até de a prisão”, declarou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES