Médico pode ser preso caso não transfira paciente para UTI do HUT

Médico pode ser preso caso não transfira paciente para UTI do HUT

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na última terça-feira (05) o juiz da 6ª Vara Cível de Teresina determinou que o Hospital de Urgências de Teresina transfira um paciente para um leito de UTI, na mesma unidade ou em outro hospital público ou particular.  

A intimação foi direcionada ao diretor do HUT, dr. Gilberto Albuquerque, e ao médico plantonista da UTI e determina que, no caso de não cumprimento, tanto o diretor quanto o médico poderão ser conduzidos à Central de Flagrantes e responsabilizados criminalmente por prevaricação, além de pagarem multa de R$ 1.000,00 por dia de descumprimento da decisão.

O CRM criticou a decisão e destacou que os médicos também sofrem com a falta de vagas nos hospitais públicos. 

“A falta de vaga em UTI não é culpa do médico, que é tão vítima quanto a população. Quando acontece um mandado desse, nós percebemos que o juiz está em total descompasso com os seus pares, um desconhecimento, uma falta de estudo, uma falta de análise”, comentou o presidente do Conselho Regional de Medicina, Emanoel Fontes. 

A Ordem dos Advogados do Brasil, Secção Piauí, divulgou uma nota em que se solidariza com os médicos plantonistas do HUT e destacou que "o médico não deve ser responsabilizado, notadamente em casos como este, em que a inércia do Poder Público coloca-o em condições desfavoráveis e o impossibilita de adotar as medidas necessárias e indispensáveis para concretizar o direito à vida e/ou à saúde".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES