Ministério Público acredita que a redução da maioridade penal não diminui a quantidade de crimes praticados por adolescentes

Ministério Público acredita que a redução da maioridade penal não diminui a quantidade de crimes praticados por adolescentes

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A redução da maioridade penal aprovada na semana passada pela Câmara dos Deputados gerou polêmica em todo o país. Nas ruas, o assunto divide opiniões, para algumas pessoas a decisão é boa, já que o índice de criminalidade envolvendo menores de idade tem aumentado consideravelmente, muitos adolescentes se envolvem em roubos e homicídios.

“A situação está muito crítica, é muita violência e a justiça precisa tomar providências. Um menino de 16 anos já é adulto. Eu sou a favor da redução da maioridade penal”, diz João Jorge, técnico administrativo.

“Eu acredito que a educação é mais importante, se não houver educação nada pode ser mudado”, disse o compositor Luís Guimarães.

Por 21 votos a favor e 6 contra, o relatório do deputado Laerte Bessa reduz de 18 para 16 anos a idade penal para os crimes considerados graves com tortura, tráfico de drogas, terrorismo, crime hediondo, estupro, homicídios e lesão corporal grave.

Para o Promotor de Justiça, Márcio Tadeu, a redução não diminui a quantidade de crimes praticados por adolescentes.

“A redução da maioridade penal não vai reduzir a violência e o envolvimento de adolescentes no crime, porque estatisticamente os atos infracionais correspondente aos crimes são inferiores a totalidade desses delitos, principalmente no que diz respeito a torturas”, disse Márcio Tadeu.

Na semana passada os governadores no Nordeste enviaram uma carta aberta ao Parlamento e à Sociedade brasileira afirmando que a redução da maioridade penal no Brasil na vai reduzir a violência e é uma violação ao direito da criança e do adolescente estabelecido por lei. A solução para os menores que se envolvem no crime, segundo o Ministério Público, é o investimento em medidas municipais em áreas sociais.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES