Mundo supera três bilhões de doses de vacinas aplicadas contra a Covid-19

Apesar da polêmica que provocou, a vacina da AstraZeneca é a mais distribuída e aplicada no mundo

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Direto de Dublin, na Irlanda, a correspondente da Rede Meio Norte, Socorro Sampaio, traz os detalhes sobre os números gerais no mundo sobre a vacinação contra a Covid-19.

Mais de três bilhões de doses de vacinas anticovid já foram aplicadas, de acordo com um balanço da AFP atualizado nesta terça-feira (29) e com base em dados oficiais dos países. O planeta demorou 20 semanas para alcançar a marca de um bilhão de doses e seis semanas para os dois bilhões. 

Quase 40% das doses (1,2 bilhão) foram administradas na China. Índia (329 milhões) e Estados Unidos (324 milhões) completam o pódio, ocupado justamente pelos três países mais populosos do mundo. 

Mas levando em consideração a população entre os países com mais de um milhão de habitantes, os destaques são Emirados Árabes Unidos (153 doses para cada 100 habitantes), Bahrein e Israel, ambos com 124 doses. Nos três casos, mais de 60% da população está completamente vacinada.

Apesar do destaque de Chile e Uruguai no cenário internacional, outros grandes países da região como Brasil (46), México (34), Colômbia (45) ou Peru (22) têm ritmos mais lentos. Por sua vez, os países grandes da União Europeia, como Alemanha, França, Itália e Espanha, têm quase um terço de suas populações completamente imunizadas.

Apesar da polêmica que provocou, a vacina da AstraZeneca é a mais distribuída e aplicada no mundo (em quase 80% dos territórios), seguida por Pfizer, Sinopharm e Moderna, Sputnik V, Janssen e Sinovac.

Ex-presidente da África do Sul é condenado à prisão

Socorro Sampaio também destacou a decisão histórica da Corte Constitucional da África do Sul que sentenciou nesta terça-feira, 29, o ex-presidente do país, Jacob Zuma, a 15 meses de prisão por desacato à requisição para depor no inquérito que investigava casos de corrupção durante seu tempo no comando do país.

Zuma foi condenado a 15 meses de prisão - Foto: Reprodução/TV

Zuma, que renunciou ao cargo em 2018, foi acusado junto a outros políticos de conspirar com influência de empresários no sistema de tomadas de decisões governamentais. Ele apareceu perante a Justiça do país apenas uma vez e não voltou ao local ao longo do julgamento mesmo com presença requerida, o que gerou a ação na Suprema Corte Nacional.

Criadora da vacina de Oxford é ovacionada na abertura do torneio de Wimbledon

Outro destaque de Socorro Sampaio foi a participação de Dama Sarah Gilbert, criadora da vacina contra a Covid-19 de Oxford, na abertura do torneio de Wimbledon, que foi aplaudida ao lado de trabalhadores do NHS, sistema público de saúde, convidados para assistir a disputa.

Plateia ovaciona criadores da vacina de Oxford na abertura do campeonato de Wimbledon em 28 de junho de 2021 — Foto: Joe Toth/Reuters 

Sarah Gilbert foi fortemente aplaudida quando foi anunciado no microfone. Ela ocupava o camarote real uma vez que recebeu o título de dama mais cedo neste ano.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES