Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

Municípios do Piauí terão observatório de combate à corrupção

Compartilhe

Representantes do Tribunal de Contas, da Procuradoria Geral, do Ministério Público e da Rede de Controle do Piauí, participaram de reunião no TCE para a formação do Observatório Oficial de Combate à Corrupção em Teresina. Com o escândalo da Lava Jato é crescente o número de voluntários envolvidos na cobrança do bom uso do dinheiro público. 

"Quando os cidadãos participam efetivamente, a gente consegue acesso a uma informação que antes não teria com os métodos tradicionais. É fundamental que haja uma participação da população e a implantação dos observatórios é um grande avanço nesse sentido. Somente com a transparência e a participação popular iremos a médio e longo prazo reverter esse quadro", afirmou Paulo Sérgio, auditor do TCE e secretário da rede de controle no Piauí.

Reunião de entidades sobre o Observatório (Crédito: Reprodução MN)

A fiscalização dos voluntários é feito por meio da leitura dos diários oficiais e em pedidos de informações. No Piauí, o único observatório fica no município de Picos e através desse trabalho, um lote de medicamentos que não era utilizado na prefeitura, foi identificado, permitindo evitar a aplicação irregular  de recursos públicos. "Há uma pesquisa que mostra que depois de ser feito o desvio, apenas 10 a 12 por cento consegue retornar aos cofres públicos. Com o observatório, isso vai ser evitado", disse Tiago Lopez, presidente do Observatório social/Picos.

Os observatórios são formados e mantidos pela sociedade civil, sem fins lucrativos, que atuam desde a publicação de editais até o acompanhamento da entrega de produtos e serviços, agindo assim, de forma preventiva  no controle social de serviços públicos. O sucesso do trabalho do observatório, depende da colaboração e participação da sociedade. Atualmente mais de 3 mil voluntários estão cadastrados na rede. Em breve, mais de 140 cidades em vários Estados integrarão a rede. No Piauí, a meta é chegar a todos os municípios.


Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar