Municípios do Piauí terão observatório de combate à corrupção

Municípios do Piauí terão observatório de combate à corrupção

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes do Tribunal de Contas, da Procuradoria Geral, do Ministério Público e da Rede de Controle do Piauí, participaram de reunião no TCE para a formação do Observatório Oficial de Combate à Corrupção em Teresina. Com o escândalo da Lava Jato é crescente o número de voluntários envolvidos na cobrança do bom uso do dinheiro público. 

"Quando os cidadãos participam efetivamente, a gente consegue acesso a uma informação que antes não teria com os métodos tradicionais. É fundamental que haja uma participação da população e a implantação dos observatórios é um grande avanço nesse sentido. Somente com a transparência e a participação popular iremos a médio e longo prazo reverter esse quadro", afirmou Paulo Sérgio, auditor do TCE e secretário da rede de controle no Piauí.

A fiscalização dos voluntários é feito por meio da leitura dos diários oficiais e em pedidos de informações. No Piauí, o único observatório fica no município de Picos e através desse trabalho, um lote de medicamentos que não era utilizado na prefeitura, foi identificado, permitindo evitar a aplicação irregular  de recursos públicos. "Há uma pesquisa que mostra que depois de ser feito o desvio, apenas 10 a 12 por cento consegue retornar aos cofres públicos. Com o observatório, isso vai ser evitado", disse Tiago Lopez, presidente do Observatório social/Picos.

Os observatórios são formados e mantidos pela sociedade civil, sem fins lucrativos, que atuam desde a publicação de editais até o acompanhamento da entrega de produtos e serviços, agindo assim, de forma preventiva  no controle social de serviços públicos. O sucesso do trabalho do observatório, depende da colaboração e participação da sociedade. Atualmente mais de 3 mil voluntários estão cadastrados na rede. Em breve, mais de 140 cidades em vários Estados integrarão a rede. No Piauí, a meta é chegar a todos os municípios.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES