Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
curiosidades rede meionorte blogs notícias entretenimento esportes cidades carros
Jornal Agora

"Não tem cabimento continuar convivendo com o sistema tributário atual" diz senador Roberto Rocha

"Não tem cabimento continuar convivendo com o sistema tributário atual" diz senador Roberto Rocha
Senador Roberto Rocha / PSDB | Reprodução
Compartilhe

A edição do Jogo do Poder desta quarta-feira, 15 de julho, recebeu o senador maranhense Roberto Rocha (PSDB).  Na ocasião, o parlamentar falou sobre sua proposta de criação de novas Zonas de Processamento e Exportação - ZPEs, reforma tributária e criação do novo imposto.

Na entrevista o Roberto Rocha falou da importância do seu projeto para criação de Zonas de Processamento e Exportação - ZPEs no Maranhão e afirmou que o Nordeste precisa ser emancipado.

"Estamos trabalhando na hidrovia Parnaíba-Itapecuru, precisamos de logística, infraestrutura, temos muitos portos bons, uma costa grande, abertura para o mar, mas para isso é preciso trabalhar o comércio exterior. Dar  condições de desonerar a produção, precisamos emancipar o nordestino, com produção e conhecimento, com logística e infraestrutura. O mundo  todo faz ZPE, se o Brasil não fizer com a oportunidade que teremos, outros países vão fazer, e também precisamos aprovar a Reforma Tributária sim para criar novas oportunidades." declarou o senador

Sobre a economia no pós-pandemia do novo coronavírus o parlamentar contou que se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro e debateu três pautas importantes para geração de emprego e retomada do crescimento da economia no país. Entre as pautas propostas pelo senador, estão a reforma tributária, saneamento básico e a criação das ZPEs.

"Eu falei com o presidente Bolsonaro e disse a ele que no pós-pandemia, no processo de retomada do nosso crescimento econômico, para gerar empregos e oportunidades para as pessoas, entre outros, nós temos  três pautas super importantes, uma a reforma tributária, para simplificar o nosso sistema tributário, que não é um sistema é um pandemônio tributário, não tem cabimento a gente continuar convivendo com o sistema tributário atual. O segundo é o marco legal do saneamento básico, votado recentemente no senado federal sob o protagonismo do meu partido que eu sou líder, o PSDB. E o terceiro ponto o novo marco legal das ZPEs, nós temos no Maranhão um projeto chamado ZEMA- Zona de Exportação do Maranhão que transforma a ilha de São Luís em uma área de livre comércio voltada exclusivamente para exportação, ao contrário de Manaus que é voltada para o mercado interno. Essa é uma ZPE moderna, a atual lei que trata de ZPE não existe, não funciona. O Brasil só existe uma ZPE que é em Fortaleza. Aqui do lado na Colômbia nós temos uma centena de ZPE, o mundo todo faz ZPE. Se não fizermos ZPE agora, com essa oportunidade que nós teremos, o México fará, já está fazendo e outros países aqui das Américas. Nós precisamos aprovar a reforma tributária sim, para poder criar um melhor ambiente de negócios." declarou o parlamentar.


Sobre a volta do novo Imposto sob Movimentação Financeira - IMF ele declarou que não vê espaço para discutir isso na reforma, pois é uma pauta de resistência muito grande na população.

"Na reforma tributária discute-se a  volta desse IMF - Imposto sob Movimentação Financeira. Há uma resistência muito grande e de quem representa, eu não vejo espaço para discutir esse imposto, apesar de ver a necessidade de desonerar a folha, lógico que temos que diminuir a contribuição patronal, e não podemos eliminar essa receita, tem que fazer uma substituição tributária." disse Roberto Rocha.



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar