Nova regra pode vetar direito ao indulto para presos

Nova regra pode vetar direito ao indulto para presos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A saída temporária mais conhecida como indulto, está prevista nas leis de execuções penais e tem como objetivo fazer parte da ressocialização dos condenados fazendo com que eles voltem aos poucos ao convívio com a sociedade e seus familiares.

Para que o preso seja beneficiado, ele tem que se enquadrar nos seguintes critérios: pena no regime semiaberto, bom comportamento, ter cumprido 1/6 da pena em caso de crime comum e  ter cumprido 2/5 da pena em caso de crime hediondo.

Sendo assim, o preso pode ficar fora do presídio no máximo sete dias e renovado durante quatro vezes por ano. Por exemplo: Semana Santa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Natal e Ano Novo. Os números confirmam que grande parte dos presos que sai para indulto, voltam a praticar mais crimes. Com isso, trazem mais preocupação para a população, autoridades e familiares.

O deputado federal Silas Freire, é membro da Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal. Ele observou esse cenário e propôs um substitutivo de lei que veta a concessão de saídas para os presos que praticaram tortura, tráfico de drogas, terrorismo e crimes hediondos. "É uma norma penal de emergência. Os presos que conseguem esses indultos, estão saindo e cometendo novos crimes. Essa norma determina que se cometeu um crime dentro do presídio ou durante o indulto, estará suspenso automaticamente o direito. É uma providência para o momento em que estamos vivendo", ressaltou Silas.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES