Gestores precisam ter humildade para admitir erros no HUT, diz vereador Dudu

Gestores precisam ter humildade para admitir erros no HUT, diz vereador Dudu

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Há algumas reclamações sobre atendimento do Hospital de Urgências de Teresina (HUT), unidades de atendimento nos bairros de Teresina, também são alvo de reclamações.

Esse problema motivou o vereador Dudu (PT) a solicitar uma audiência pública que aconteceu na manhã desta quinta-feira (20), no Plenário da Câmara.

A vereadora Teresa Brito, presidente da comissão de saúde, esteve presente e afirmou que as dificuldades são muitas, mas que houve avanço.

“Apesar do avanço, nós temos problemas sérios com leitos de UTI. Depois do trabalho desenvolvido, o número de leitos na UTI do HUT foi dobrado, mas ainda não é suficiente pois a melhora no hospital ainda se faz necessária, bem como em toda a rede hospitalar da capital e do interior do Estado”, declarou Teresa Brito.

Sobre as mais de 730 mortes ocorridas em três meses no HUT, dados obtidos após auditoria do DENASUS, o médico diretor do HUT, Gilberto Albuquerque e presidente da fundação hospitalar, Fátima Garcês, explicaram que esse levantamento foi feito com base nos pacientes que passam pelo necrotério do hospital que, segundo Gilberto Albuquerque, são provenientes de vários hospitais de Teresina.

“Visto que só temos geladeira em dois hospitais de Teresina passa esse número alarmante de corpos no necrotério. Fetos de outros hospitais são encaminhados para o necrotério do HUT”, declarou Gilberto Albuquerque.

“Temos que mostrar população o que já foi feito e o que foi avanço, para que eles não fiquem apavorados com o HUT. O HUT está funcionando bem e tem uma média de 5,2 óbitos por mês e estamos trabalhando para baixar essa taxa”, declarou Fátima Garcês.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, a atitude do vereador Dudú se trata de terrorismo.

“O vereador Dudu tem que parar de fazer terrorismo, dizendo que o HUT é matadouro. Ele precisa respeitar todos nós da área de saúde e respeitar o cidadão. Ele tá assustando a população e criando pânico. Morrem pessoas em hospitais todos os dias e isso é maior quando o hospitais atende milhares de pessoas, com todo tipo de gravidade”, declarou Aderivaldo Andrade.

Dudu concedeu entrevista no Programa Agora e respondeu as acusações do Secretário Municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade.

“Primeiro eu respondi Aderivaldo Andrade e disse que se tem alguém fazendo terrorismo é o DENASUS (Departamento Nacional de Auditoria do Sistema Único de Saúde), que foi responsável por esse levantamento. Aderivaldo foi rebatido pelo Dr. Gilberto Albuquerque, diretor do HUT e por Fátima Garcês, presidente da Fundação Hospitalar, que disseram realmente que existem problemas no HUT, mas que serão resolvidos”, declarou Dudu.

Sobre o fato de ser chamado de terrorista, Dudu se defendeu.

“Pior do que ser terrorista é ser farsista e tentar esconder o que realmente acontece. Agora fiquei satisfeito com Fátima Garcês que hoje preside a Fundação no local de Aderivaldo. É feita agora uma auditoria diária no HUT. O Ministério Público também está atento a essa realidade. Os gestores precisam ter humildade para admitir erros. Estamos lá para colaborar e melhorar a situação do hospital”, pontuou.

Segundo Edvaldo Marques, vereador que também foi convocado e se fez presente a audiência, a principal intenção da comissão de saúde é melhorar o atendimento ao povo.

“Percebemos sim uma melhorias, mas é claro que precisa ser feito muito mais pela saúde no Estado. Os órgãos fiscalizadores agem também para melhorar a situação”, declarou Edvaldo Marques.









Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES