Ocupação do Meduna pelo Salve Rainha no carnaval gera polêmica

Ocupação do Meduna pelo Salve Rainha no carnaval gera polêmica

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O local escolhido para sediar a temporada de Carnaval do Coletivo Salve Rainha tem causado polêmica em Teresina. O Sanatório Meduna, primeiro do nordeste e que foi desativado em 2010, será ocupado pelo Salve Rainha durante o mês de fevereiro. 

Quem é contra a ocupação se apoia no argumento de que o sofrimento dos pacientes que estiveram confinados no manicômio será desrespeitado caso haja um evento carnavalesco no local. Já quem é a favor defende que a ocupação do Meduna contribuirá para que haja uma ressignificação do ambiente, através de discussões e da própria preservação do local. 

Um dos organizadores do evento, o jornalista Jader Damasceno, explicou a forma como se deu a escolha do local para a ocupação durante o Carnaval. 

"O Salve Rainha é dividido em temporadas, são quatro temporadas, nelas a gente faz referência às quatro estações climáticas e todo ano a gente faz a temporada de carnaval. Essa temporada de carnaval, que é a que vai começar domingo, a gente fez uma pesquisa não só do Meduna, mas, de vários prédios que poderiam ser ocupados e ressignificados”, afirmou Jader Damasceno.

De acordo com jornalista, está se criando a imagem de que o Salve Rainha esteja faltando com respeito à memória de quem esteve internado no manicômio, o que, segundo ele, é uma imagem equivocada do coletivo. 

"Está se criando uma imagem da ocupação daqui como se fosse um processo de falta de respeito com a memória das pessoas. Antes de fazer qualquer temporada, a gente faz uma pesquisa, trabalhamos o ano todo, além disso, existem pesquisadores, psicólogos e existem pessoas em varias áreas para que haja uma estrutura decente”, justificou. 

O psicólogo Leonardo Sales também defende que o evento dará uma ressignificação ao local, ele ressaltou a importância da desinstitucionalização do Meduna. 

"A gente tem que primeiro pensar que a loucura sempre é estigmatizada na sociedade, isso já gera um desconforto para todo o espaço. Quando a gente pensa na questão da saúde mental, a gente pensa em um processo de desinstitucionalização, o Meduna acabou, ficou para trás, ele foi importante em uma época, mas, hoje a gente precisa dar uma nova vida. Eu vejo a ação do Coletivo Salve Rainha como um momento de a gente desconstruir esses estigmas”, afirmou. 

Os eventos durante a ocupação do espaço que antes foi o Meduna acontecerão durante todos os domingos de fevereiro. Durante o período, o Coletivo Salve Rainha exibirá exposições sobre temas relacionados à saúde mental, bem como terá espaços para a discussão do tema.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES