Candidatos a prefeito de Parnaiba participam de debate na Rede MN

Candidatos a prefeito de Parnaiba participam de debate na Rede MN

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Considerações finais

Os candidatos tiveram, cada um, um minuto para as considerações finais. A ordem das falas foi definida por sorteio. 

Gerivaldo Benício

"Parnaibanos venho aqui, em primeiro lugar, dizer da satisfação que eu tenho em estar aqui disputando uma cadeira como prefeito de Parnaíba. Estou preparado para essa missão, passei 20 anos como vereador, trabalhando, lutando, reivindicando, apresentando emendas e requerimentos que infelizmente não foram executados. E agora, como prefeito, vou ter a oportunidade de atender a você, parnaibano, que está no bairro carente que tanto me pediu aquelas obras necessárias, nós vamos ser o prefeito que vamos fazer aquelas obras que a população quer, lutar pelo básico, não adianta começar por cima, tem que começar pelo essencial, pelo necessário”.

Mão Santa

"Parnaibanos, eu sei que eu terei que morrer um dia e quando isso acontecer, digam que eu morri como nasci e como vivi, orgulhoso de ser parnaibano. Eu estou aqui por amor, quem ama cuida. Eu quero cuidar das criancinhas abandonadas, sem creche, dessa mocidade que está desamparada, desencantada, desestimulada e às vezes até drogada porque eles abandonaram. Nós vamos fazer o melhor programa social que vai ser a luz para o Brasil: Minha empresa, Minha Vida, vou transformar a mocidade em empresários utilizando o Banco do Povo, que fiz funcionar quando governador, dando um crédito a quem quer ter um negócio e impedir que se façam compras fora, tudo será lá em Parnaíba". 

Florentino Neto

"Parnaibano, com muito orgulho eu recebi o seu voto para ser prefeito municipal. Tenho a consciência de que nesses 3 anos e 7 meses busquei com todas as minhas forças, trabalhando todos os dias para honrar o seu voto de confiança. Podemos fazer muitas coisas juntos, tudo não foi feito por mim, não sou egoísta, fizemos juntos, eu e vocês. Trouxemos o tratamento do câncer para Parnaíba, conseguimos incentivar dois cursos de Medicina, Parnaíba tem 14 mil estudantes universitários, conseguimos implantar o polo de desenvolvimento tecnológico, recuperar o mercado da guarita, conseguimos recuperar a Praça da Santa Casa, levamos pavimentação. Nós temos que continuar levando nossa Parnaíba para frente, para que ela possa seguir em frente rumo, cada vez mais, ao desenvolvimento”.

Tererê

"Parnaibanos, eu peço o seu voto para que eu possa instalar uma auto-escola pública municipal para que você não seja perseguido e tenha tomado seu transporte. Eu quero ser prefeito para que eu possa instalar um pronto socorro infantil, que foi prometido no governo passado e não foi feito. Eu quero instalar um pronto socorro do idoso para cuidar dos nosso velhinhos, eu quero fazer postos de saúde especializados em Ginecologia em cada região da Parnaíba. Eu quero trabalhar por vocês principalmente na saúde, quero investir no plano de cargos e salários do médico para que ele tenha mais vontade”.

Segundo Bloco

Candidato pergunta para candidato.

Quem começou o segundo bloco foi o candidato Gerivaldo Benício que fez a pergunta para o candidato Tererê.

Gerivaldo iniciou a pergunta falando que Parnaíba acabou de perder a Academia de Policia, e que as escolas da cidade estão sendo assaltadas, Segundo ele, hoje Parnaíba tem um índice muito alto de homicídios, segundo dados da Policia Militar de Parnaiba,  e que ultimamente as familias têm ficado reféns em suas residências por falta de segurança. Então, ele pergunta, qual o seu programa de governo para segurança de Parnaíba.

Ao responder, Tererê enfatiza que hoje o  problema de segurança é nacional, não é estadual nem municipal.  Ele disse que afinal,  o Governo do PT nunca quis investir em segurança. Ele conta que quando foi deputado, muitas vezes entrou com requerimento pedindo para que pudesse ter concurso para Polícia Militar,  porque o contigente de Parnaiba é muito pequeno, e diz que algumas vezes conseguiu. "Uma vez 500 militares, nao foi feito concurso para 500, foi feito concurso com pouco menos de 200 e nesse momento o que a gente pode dizer, no meu caso é que eu não teria e nem posso pegar a responsabilidade do Governo Federal e fazer a segurança", disse. Ele enfatizou que tem um  projeto melhor, que é de atrair através de geração de emprego, facilitar através de oportunidades para que empresas sejam atraídas para investir na cidade. Facilitar a entrada de empresas no município com  incentivo fiscal, doação de terrenos no polo industrial e enfatizou que gerando emprego a marginalidade diminui. "Às vezes as pessoas se tornam bandidos por falta de oportunidade", disse o candidato.

Em sua réplica, o candidato Gerivaldo disse ter a melhor proposta para segurança de Parnaíba. Ele falou de criar o "Parnaíba mais segura", um projeto onde promete instalar sistemas de monitoramento nas principais avenidas e bairros de Parnaíba. Segundo ele, esse sistema já funcoinou nas grandes cidades do país. "Vamos  instalar na entrada de cada bairro guaritas fixas, não é um PPO, é um sistema onde ali teremos o policiamento com uma pessoa preparada acompanhando todo o movimento que acontece na cidade e dentro da própria Polícia Militar nós teremos um sistema integrado de comunicacão com todas as forças de segurança para que em pouco tempo nós consigamos resolver os problemas dos  assaltos  e homicídios que ocorrem em nossa cidade", ressaltou.

Em seguida, Tererê faz pergunta para Florentino Neto.  Ele lembrou que Florentino tem 12 anos de governo municipal e ressaltou que o visto na cidade é uma saúde precária, e uma falta de geração de emprego. Falou que não houve por parte da gestão municipal uma preocupação de atrair emrpesas. Ele lembrou a Florentino uma entrevista dada por ele para TV Costa Norte, onde ele teria falado sobre a instalação da empresa Vickstar e prometido 300 empregos, e disse que esta empresa ficou no mundo artificial, e perguntou por quê?

Ao responder, Florentino Neto fala que a política de atração de investimento é uma política que todo governo deve se preocupar porque ela gera empregos, oportunidades e renda. Ele disse ter uma consciência muito tranquila, porque a ZPE, um projeto de mais de 30 anos parado, tem duas duas empresas se instalando lá e que foi trazido ainda uma indústria de beneficiamento de vidros que está sedidada na BR 343 onde lá tem mais de 100 pessoas com empregos diretos. Ele lembrou ainda que quando levou para Parnaíba, fez a doação do terreno e levaram a faculdade particular que gera mais de 150 empregos. Ele disse que o prédio da faculdade ficou construído e ficou dois anos esperando autorização para funcionar e disse que a oposição dizia que não ia funcionar e que hojé lá tem 160 estudantes de medicina se formando. Sobre a Vickstar, ele falou que a empresa está passando por problemas, mas que ela tem afirmado seu plano de negócios de investimento em Parnaíba. "Mas, gostaria de dizer que nosso governo não parou. Implantamos esse polo de desenvolvimento tecnológico. Hoje 8 empresas estão instaladas lá gerando mais de 60 empregos diretos", disse.

Tererê, em sua tréplica, comenta alertando os parnaibanos que essas promessas não entra mais na mente de ninguém, porque as empresas não são vistas. Ele conta que andando a passo lento na ZPE, onde ele requereu em dezembro de 2007 sua instalação, mas que foi ignorado, mas que ele deu início, e que quando perguntou a Florentino sobre a Vickstar, acha que a resposta dele foi desviada. Que Florentino levou uma mensagem que não é verdadeira.

Ele disse que perguntou sobre a Vickstar porque Florentino garantiu os empregos, que mandou os jovem levarem seus currículos, que entrevistas foram feitas e o que aconteceu foi uma decepção, pois não conseguiram esses empregos prometidos.

Florentino alegou que respondeu a pergunta do Tererê e afirma que apenas disse que os investimento precisam de um tempo para serem efetivados e que citou como exemplo o prédio da faculdade, que passou dois anos construído que a oposição não acreditoi, mas que hoje ela é uma realidade onde cerca de 160 alunos de medicina estudam lá.

Em outro momento, Florentino Neto faz pergunta para Mão Santa. "Candidato qual sua política para a atenção para pessoas com algum tipo de deficiência física e mental?"

Mão Santa responde dizendo que é decepcionado com a administração e que nunca viu um descaso, um sofrimento do povo para ter uma consulta. Afirmou que Florentino está numa situação ruim.

Ele disse que quando foi candidato a prefeito há 20 anos, Parnaíba havia dois hospitais, um pronto socorro médico odontólogico e o Hospital Dirceu Arcoverde que foi colocado como Hospital Municipal. Ele disse que Teresina tem 16 hospitais municipais e que na atual administração não há nenhum e que na gestão dele fará três hospitais municipais. Disse que deixou ainda na prefeitura, em sua gestão, um hospital psiquiátrico.

Primeiro bloco

O primeiro candidato a fazer a pergunta foi Florentino Neto, que dirigiu a pergunta ao ex-governador Mão Santa. O atual prefeito perguntou ao ex-governador Mão Santa sobre os seus planos para o reordenamento urbano de Parnaíba. 

Na resposta, Mão Santa afirmou que pretende reconstruir a cidade de Parnaíba e fez uma critica ao atual prefeito que, segundo ele, só realizou obras estruturantes no centro da cidade. "Vossa excelencia tem tido cuidado com o Centro, mas, o resto da cidade está degradada", disse Mão Santa. 

Na réplica, Florentino Neto destacou que tem obras realizadas na cidade, dentro de uma política de reorganização. E citou obras que o ex-senador não havia concluido quando foi prefeito de Parnaíba, informação negada por Mão Santa na tréplica, em que disse ter sido um dos prefeitos mais bem avaliados do Piauí. 

Em seguida, foi a vez de Mão Santa perguntar ao candidato Tererê, que destacou em sua fala que chegou a hora da população ter uma maior atenção ao que está acontecendo na cidade e fiscalizar mais os governantes. "É hora que a população pode punir os governantes que não geriram a cidade da melhor maneira", disse Tererê, em tom de crítica aos candidatos que já foram prefeitos de Parnaíba.  

Durante a fala de Tererê, o atual prefeito de Parnaíba, Florentino Neto, sentiu-se ofendido e pediu um direito de resposta, que foi negado pela equipe jurídica que acompanha o debate. 

Na sequência, Tererê perguntou ao candidato Gerivaldo Benício sobre os planos do candidato para resolver os problemas estruturantes da cidade. Gerivaldo respondeu afirmando que a cidade de Parnaíba cresceu de forma desordenada e que, por isso, falta estrutura ao bairro mais distantes do centro e destacou que apenas 20% das ruas da cidade são asfaltadas. 

Na réplica, Tererê criticou a resposta do oponente afirmando que esperava que o mesmo falasse sobre seus planos de recuperação dos lagos e rios que cruzam a cidade, além do problema causado pelo lixão da cidade. Gerivaldo rebateu afirmando que a pergunta que Tererê havia feito foi sobre infraestrutura e não sobre meio ambiente. 

Em seguida, Gerivaldo Benício perguntou a Florentino Neto sobre os investimentos de sua gestão na educação. Florentino Neto respondeu que em sua gestão paga o piso nacional dos professores, institituiu um plano de carreira para os professores e reformou escolas e está contruindo duas creches. 

"Nós temos visto na educação básica é que as escolas estão sendo fechadas, assaltadas por falta de vigilantes, os professores insatisfeitos pelos atrasos”, rebateu Gerivaldo Benício. 

Florentino rebateu afirmando que os salários estão em dias, sendo pagos dentro do mês, além de ter feito investimentos nas escolas, com merenda controlada por nutricionistas, além de fundar a Escola Parnaibana de gestão para capacitar os docentes.

A Rede Meio Norte realiza, nesta quarta-feira (25), um debate entre os candidatos a prefeito da cidade de Parnaíba, segundo maior colégio eleitoral do Piauí, atrás apenas da capital, Teresina, com quase 100 mil eleitores. 

Participam do debate os quatro candidatos que concorrem ao cargo: Deusimar Tererê (PSDB), Gerivaldo Benício (PDT), Florentino Neto, atual prefeito, (PT) e Mão Santa (SD). 

O debate é mediado pela jornalista Maia Veloso e dividido em dois blocos, com os candidatos fazendo perguntas entre si. A ordem das perguntas e respostas foram definidas por sorteio. 

Florentino Neto (PT)

Vice: Chagas Fontenele

Coligação “União Pela Parnaíba” (PRB / PP / PT / PTB / PTN / DEM / PROS / PCdoB / PPL / PEN / PV / PTC / PMN / PRTB / PHS / PSDC / PR / PSD)

O prefeito de Parnaíba, candidato à releição para a prefeitura da cidade, Florentino Neto (PT), foi o primeiro a chegar no debate que a Rede Meio Norte promove a partir das 13h50 desta quinta-feira, com os demais candidatos que disputam a prefeitura de Parnaíba, Florentino Neto (PT), Mão Santa (Solidariedade), Tererê (PSDB) e Jerivaldo Benício (PDT). O Debate será mediado pela jornalista Maia Veloso.

Florentino afirmou que sua expectativa para o debate é positiva, pois é uma oportunidade para estar discutindo o futuro de Parnaíba. “Espero que seja um debate de alto nível para o povo de Parnaíba. Vou apresentar as proposta de governo que registramos na justiça eleitoral. São propostas para o desenvolvimento social, para a saúde e educação. Vou fazer um balanço da minha gestão”, declarou Florentino.

Gerivaldo Benício (PDT)

Vice: Darllan Barros

Coligação “Acorda Parnaíba” (PDT, PMDB e PPS)

O candidato do PDT à prefeitura de Parnaíba, Gerivaldo Benício, afirmou que vai mostrar no debate  suas propostas para o município. 

“Em primeiro lugar, eu quero agradecer a Rede Meio Norte por estar dando esse pontapé inicial e minhas expectativas são as melhores possíveis, até porque sou preparado para ser prefeito de Parnaíba. Nós vamos levar a mensagem ao povo de Parnaíba, de um vereador de 20 anos de mandato, que conhece os problemas da cidade e sabe como resolvê-los, e dá as soluções e, acima de tudo, realizar todos os nosso sonhos que tivemos e não foram real ziados”, disse Gerivaldo Benício.

Ele afirmou que tem propostas para todos os setores de Parnaíba, hoje a segunda maior cidade do estado. Uma cidade que, segundo ele,  se desenvolveu, mas com muitos problemas que precisam ser resolvidos.

Mão Santa (Solidariedade)

Vice: Marcos Samaronne

Coligação “A Cidade é o Povo” (SD/PSL)

O candidato à prefeitura de Parnaíba pelo Solidariedade, Mão Santa, afirmou que no debate mostrará Parnaíba como uma cidade grande, disse que está fazendo uma campanha eleitoral em comícios feitos por toda a cidade e visita à população.

“Eu vou fazer hoje o meu 8ª comício no bairro Chafariz. Meu programa de governo é longo, porque é para a melhor cidade do mundo, a cidade mais importante”, declarou.

Ele disse que Parnaíba é uma cidade de grandes homens, como Reis Veloso, Alberto Silva, Mão Santa, terra dos índios Tremembés, terra do Madu Ladino, terra de Simplício Dias, do jurista Evandro Cavalcanti Lins e Silva, Petrônio Portela e Chaga Rodrigues.

Deusimar Tererê (PSDB)

Vice: Pastor Sampaio

Coligação “Liberta Parnaíba” (PSDB, PSC e REDE)

O candidato à prefeitura de Parnaíba, Deusimar do Socorro Brito de Farias, conhecido como “Tererê”, do PSDB, disse que sua expectativa é a de que possa mostrar no debate, que a população precisa ter  sabedoria e muita atenção na hora de escolher seu governante para os próximos quatro anos.

“Afinal de contas, as consequências dos erros da população duram quatro anos. Eu tenho um programa de governo que mostrar soluções para a minha cidade de Parnaíba”, declarou.

Por Maura Duarte e Luiz Carlos Júnior



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES