Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

Pesquisa aponta Lula à frente com 42% das intenções de votos

Compartilhe

A reeleição de Jeová Alencar (PSDB) para a presidência da Câmara Municipal, na última quinta-feira (16), ainda repercute na política teresinense. Embora o vereador afirme ser aliado do prefeito Firmino Filho, o assunto é tratado como uma derrota do tucano na Câmara. O tema foi o principal destaque do quadro Jogo do Poder, desta sexta-feira (17). 

Aliados de Firmino Filho acreditam que a reeleição de Jeová Alencar teve influência de forças políticas externas à Casa. O presidente da Assembleia Legislativa chegou a ser apontado como mentor da eleição de Jeová Alencar na Câmara Municipal, em represália ao apoio dado por Firmino Filho ao deputado estadual Fábio Novo (PT) na eleição para a mesa diretora da Alepi. Ouvido pelo repórter Efrém Ribeiro, Themistocles Filho negou que tenha influenciado na votação. 

“Cada vereador, cada poder, é independente. Eu não tenho nenhuma participação no voto de nenhum vereador, você pode ter compromisso político com A,  B ou C, mas, eleição de mesa diretora é algo interno da Assembleia, da Câmara Federal, da Câmara Municipal. A eleição de Jeová Alencar não foi surpresa, porque essa votação aconteceu há três meses”, afirmou Themistocles. 

 class=


A repórter Samantha Cavalca conversou com o prefeito Firmino Filho, que está na Espanha e deve retornar para Teresina no sábado (18), e segundo ela, o prefeito afirmou que não haverá retaliações aos vereadores que votaram em Jeová Alencar. O tucano afirmou querer acreditar que o que ocorreu na Câmara Municipal represente a autonomia do Poder. Firmino ainda afirmou à repórter que irá apurar, junto com sua equipe, se houve uma intervenção estadual na escolha dos vereadores.

Segundo repórter Efrém Ribeiro, apesar do discurso do prefeito, o PMDB será o primeiro partido a perder espaço na Prefeitura de Teresina. Devem sair Ricardo do rego Monteiro, da SDR, e James Guerra, da Fundação Wall Ferraz. 

O vereador Luís André (PSL) já começou a sentir na pele os efeitos da votação de ontem. De acordo com jornalista Ananias Carvalho, o vereador recebeu uma mensagem de Firmino Filho afirmando que, por compromissos de agenda, o prefeito e sua esposa, Lucy Silveira, não serão mais padrinhos do casamento do parlamentar. A cerimônia está marcada para dezembro. 

Pesquisa para presidente

O Instituto de Pesquisa Vox Populi divulgou uma pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República em que o ex-presidente Lula aparece novamente à frente dos demais. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em 180 municípios brasileiros, entre os dias 25 e 30 de outubro. 

O instituto ainda perguntou aos entrevistados quem deve julgar o ex-presidente e 48% das pessoas afirmaram que Lula deve ser julgado pelos eleitores nas urnas. 43% afirmaram que o petista deve ser julgado pela Justiça e 9% não souberam ou não opinaram. 

Pesquisa de intenção de voto para presidente (Crédito: Reprodução)
Pesquisa de intenção de voto para presidente (Crédito: Reprodução)