PI: Número de assassinatos de mulheres cresce 65% em cinco anos

PI: Número de assassinatos de mulheres cresce 65% em cinco anos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O número de assassinatos de mulheres cresceu 65% em cinco anos no Piauí. Os dados são do Instituto de Pesquisa Econômica Ampliada (Ipea) e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. No domingo (04), uma mulher identificada como Rosielma Sousa foi morta a tiros pelo ex-companheiro no centro da cidade de Curral Novo, na região Sudeste do Piauí. 

A delegada Eugênia Villa, diretora de Gestão Interna da Secretaria da Segurança Pública do Piauí, durante entrevista ao vivo no Agora da Rede Meio Norte, falou sobre os dados alarmantes e informou o que pode ser feito para diminuir os casos de violência contra a mulher.

“A única formula de nós atuarmos dentro da casa, de uma residência: a polícia só entra depois que ocorre o crime e isso é fato, com ordem judicial ou em flagrante de delito e por conta disso o secretário Fábio Abreu criou o aplicativo Salve Maria, disponível para todas as mulheres. Com o aplicativo, você tem o Botão do Panico, as mulheres, os vizinhos poderão alerta a polícia naquele momento do cometimento da violência e nós já temos resultado do Salve Maria. Nós, inclusive, já descobrimos que quem aperta o Botão do Pânico é o vizinho, a vizinha. Quero aqui valorizar o trabalho da Polícia Militar, pois todas as ocorrências estão sendo assistidas', afirmou.

Segundo a delegada, o aplicativo está possibilitando trabalho de prevenção e evitando tragédias maiores. “Quando a polícia chega lá, na casa, a violência cessa e a gente não consegue saber o local exato da violência, quer dizer, na hora em que o agressor ouve a sirene da polícia, vai cessar a violência”, explicou.

Para Eugênia Villa, o medo de denunciar continua sendo o principal problema. “Contribuí demais para o aumento desses dados e aqui vai novamente uma mensagem para as mulheres: o silêncio está matando. Nós verificamos que nos inquéritos policiais dos feminicidios que mais de 80% delas sofreram violências anteriores e nunca se dirigiram a uma autoridade policial”, enfatizou.

Entre os anos de 2010 e 2015, o Piauí registrou acúmulo de 54% em homicídios, sendo que a partir de 2015 a taxa reduziu 9,6% em relação ao ano anterior. Foram registrados 20,3 homicídios por cada 100 mil habitantes em 2015, contra 22,4 em 2014.De acordo com a publicação, o Piauí foi o estado em 2015 com a menor taxa de homicídios entre as 27 unidades da Federação.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES