Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio é lançado em Teresina

Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio é lançado em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Nesta quinta-feira (24), foi lançado, durante o Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, o Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio, que consiste em um conjunto de medidas que devem ser tomadas por diversas instâncias governamentais, municípios e sociedade civil para que se possa controlar o suicídio e conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental.

Em 2016, o Piauí registrou 172 mortes por suicídio e, segundo o governador Wellington Dias, o plano irá criar uma rede qualificada para previnir os casos em todo o estado. 

“Precisamos tratar cientificamente da raiz do problema, fazer diagnósticos e trabalhar a prevenção com uma rede de atendimento psicossocial, de saúde, dentre outros. Vamos preparar uma rede para que, nos 224 municípios, a gente esteja integrado com condições de atendimento regional”, explicou o governador. 

O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio prevê a organização das redes de atenção, com qualificação de profissionais, instituição de um fórum institucional e permanente para estudos e implementações de ações, central de cuidados às pessoas com transtorno mental, além de assistência psicossocial 24 horas nas cinco macrorregiões do Piauí: Bom Jesus, Floriano, Picos, Teresina e Parnaíba.

"Nós detectamos que o Piauí tem 7,6 mortes por suicídio a cada 100 mil habitantes, um número superior ao índice da Organização Mundial de Saúde e está superior também ao índice brasileiro e do nordeste. Nesse ranking triste, nós estamos em primeiro lugar e não podemos ficar parados”, afirmou o secretário de Saúde, Florentino Neto. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES