Produtores de eventos do país têm apoio de parlamentares para retomada das atividades

A estimativa é de que ao menos 450 mil empregos diretos e indiretos foram perdidos desde o início da pandemia com a paralisação das atividades do setor

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Representantes da Associação Brasileira dos Promotores de Eventos (Abrape) estiveram nesta quarta-feira (10/02), em Brasília, reunidos com parlamentares e representantes do Governo Federal, pleiteando a aprovação de um plano emergencial de recuperação do setor, que foi um dos mais prejudicados com a pandemia da Covid-19.

Com arrecadação média de até R$ 4 bilhões por ano, o ramo de eventos engloba cerca de 32 setores na cadeia produtiva. “Vai desde o garçom, o segurança, o profissional de luz, de som, os artistas. É uma cadeia produtiva muito grande, são muitos empregos que estão comprometidos e empresas que estão com problemas sérios”, afirma Pedro Neto, sócio da Social Music de Fortaleza (CE).

Foto - Rede Meio Norte

A estimativa é de que ao menos 450 mil empregos diretos e indiretos foram perdidos desde março do ano passado, quando passaram a vigorar as medidas de isolamento e distanciamento social. 

O presidente da Abrape, Doreni Caramori Júnior, explica que o objetivo maior do setor é garantir a sobrevivência das empresas até a retomada das atividades. Uma das ajudas, prometida pelo governo federal, passa pela liberação de R$ 406 milhões para o setor por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

“O que de fato tem deixado a categoria ansiosa é a falta de um plano, um planejamento que possa definir um cronograma de retorno às atividades com todas as preocupações sanitárias, e também, além disso, há possibilidade de se ter um apoio financeiro a esse setor que é um dos que mais emprega no Brasil”, diz Wrias Moura, diretor da Kalor Produções. 

Foto - Reprodução/ Rede Meio Norte

Ressaltando a capacidade de geração de emprego e renda do setor, ele lembra que o total de empregos perdidos em razão da pandemia corresponde ao efeito do fechamento de até 80 fábricas da Ford. 

O deputado Felipe Carreras, autor do Projeto de Lei que cria o programa emergencial para o setor, acredita que o texto seja aprovado ainda essa semana. Para a aprovação da matéria, a Abrape conta com o apoio de ao menos 100 deputados. Além da ajuda financeira, o programa prevê o parcelamento das dívidas das empresas do setor, e a garantia de certidão negativa, já que os empresários não têm como pagar suas contas pela paralisação das atividades.

“Acreditamos que sairemos daqui com boas notícias. E se não for agora, em breve acredito que a gente tenha destes poderes uma definição de como poderemos enxergar o setor de entretenimento até o final desta loucura toda que é a pandemia”, pontua Beto Santos, da D e E Entretenimento. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES