Após o desembarque de Lula (PT) em Teresina, o candidato à presidência seguiu para o Blue Tree Towers Rio Poty, onde almoçou com as principais lideranças estaduais que aguardavam sua chegada para o ato "Vamos Juntos pelo Brasil e pelo Piauí na Arena do Povo, em frente à Estação do Parque Zoobotânico,  na zona Leste, programado para às 18 horas de hoje.

Ao Jornal Agora, da Rede Meio Norte, o pré-candidato ao governo do Piauí Rafael Fonteles (PT) destacou que evento de Lula em Teresina vai marcar a caminhada do presidenciável como o maior da sua pré-campanha. Ele disse ainda que conversou por mais de 1 hora com Lula sobre a situação do Piauí, do Brasil, preocupações em relação às políticas que ele pretende implementar a partir do ano que vem para ‘reconstruir o Brasil’. 

Rafael Fonteles diz que ato em Teresina será maior da pré-campanha de Lula (Foto: Roberta Aline)Rafael Fonteles diz que ato em Teresina será maior da pré-campanha de Lula (Foto: Roberta Aline)

“Olha, eu nunca vi ele tão animado, tão sorridente, tão feliz, leve, de bem com o Brasil, de bem com a vida e preparado para fazer um governo ainda melhor do ele foi capaz de fazer nas duas vezes em que foi presidente da república. E vem aqui para Teresina para receber o apoio, o abraço, o carinho dos teresinenses, dos piauienses, nesse que será o maior evento da campanha do Lula. Em quantidade de pessoas, não temos dúvidas de que Teresina vai marcar a caminhada do presidente Lula com o maior evento da sua pre-campanha.  Foi oportuno conversar mais de 1h com o presidente mais uma vez, falando da situação do Piauí, do Brasil, preocupações em relação às políticas que ele vai implementar a partir do ano que vem para reconstruir o Brasil depois dessa tragédia que se chama Bolsonaro que destruiu vários anos de luta do povo Brasileiro, e em poucos anos destruiu vários programas sociais importantes. Trouxe de volta a fome e a miséria, a inflação. Então tivemos esse bate papo, podemos almoçar também com a comida regional aqui e portanto estamos muito felizes de ver a felicidade do presidente Lula e ele mais tarde vai estar mais feliz quando ver a multidão de piauienses para abraçar o presidente Lula e a gente feliz em receber o apoio dele né de forma clara e de forma muito alegre. Para nós é um privilégio ter o apoio do presidente lula pra nossa candidatura a Governo do Piauí”, disse Fonteles.

Já a governadora Regina Sousa (PT) ressaltou que o presidenciável está em uma maratona por 4 estados e não parece cansado. “Ele está ótimo, muito bem. Ele está vindo para uma maratona de 4 estados e não parece cansado de nada. Então eu disse que a cara dele está menos cansada do que a minha. Brincamos um pouco assim e viemos analisando a campanha em todos os estados. Um panorama dos estados. O governador do Maranhão estava aqui também. Conversamos sobre a campanha, mas foi uma conversa amena, conversa de amigos que estavam lá esperando dar a hora do almoço dele”, afirmou. 

A líder do executivo estadual comentou também sobre a expectativa do evento na tarde de hoje e espera um momento de festa, paz e alegria.  Ela recomendou que quem for acompanhar o evento, que chegue cedo para evitar tumultos. Ela esclareceu que logística da segurança foi necessária por Lula ser classificado como risco máximo de agressão e espera que no Piauí não haja nenhum problema.

Lula chega em Teresina para evento na zona Leste (Foto: Roberta Aline)Lula chega em Teresina para evento na zona Leste (Foto: Roberta Aline) “Expectativa grande, de muita gente. Fizemos uma grande mobilização e esperamos que tenhamos pelo menos o que tivemos na convenção. E de muita alegria, de muita festa. Sempre foi assim e sempre fiz campanha assim desde que entrei no PT há 42 anos atrás. Para mim, vai ser muita paz, muita alegria e com certeza lá não vai ter agressão a ninguém, porque não temos esses hábitos de agredir ninguém. Recomendo que as pessoas vão em paz e chegar mais cedo, porque sempre tem tumulto. O Lula foi classificado em risco máximo de sofrer agressão e já sofreu várias em outros eventos então a gente não quer que o Piauí tenha problema nenhum. Vai dar tempo entrar todo mundo se todo mundo obedecer ao script. Era preciso segurança. Não é uma coisa nossa, mas é claro que a gente tem que dar. Mas foi a Polícia Federal que classificou o Lula como risco máximo e por isso tem muita gente na segurança dele”, destacou. 

João de Deus, presidente do PT Piauí, também teceu comentários sobre o esquema de segurança e as mudanças no trânsito na área da Arena do Povo, zona Leste de Teresina, onde acontecerá o evento. De acordo com a coordenação do evento, haverá circulação de ônibus coletivo na Avenida Presidente Kennedy, mas as três faixas da avenida estarão livres para a circulação também de veículos de passeio, das 15h até as 21h.

“Está tudo tranquilo. Na verdade foi criado uma comissão de segurança envolvendo a Polícia Federal, militar, Civil, a Polícia Rodoviária Federal e a Superintendência de trânsito de Teresina. Levando em conta a segurança do presidente Lula e de todas as pessoas que vão se deslocar para aquele espaço, assim como aqueles que moram na região. A gente teve toda uma preocupação de não criar muito transtorno para que elas possam retornar do trabalho para casa sem maiores problemas”, informou. 

“Ele está bastante animado”

O pré-candidato ao Senado Wellington Dias (PT) disse que Lula o questionou como andam as coisas no Piauí em seu encontro e demostrou bastante animação para o ato em Teresina.  

“Olha, na verdade foi uma conversa mais informal, ele querendo saber como estão as coisas no piauí, e governador Regina também participou, e esteve lá também o governador Brandão, do Maranhão, o senador Marcelo Castro e o nosso pré-candidato Rafael Fonteles. Ele na verdade está bastante animado, está  bastante entusiasmado com o trabalho que foi feito nessa pré-campanha na organização. Ainda tem alguns estados para organizar, mas são poucos os estados. E veja, o mais importante é essa sintonia com a população. Ele está com muita disposição e tem consciência da difícil realidade do Brasil nessa questão da carestia da inflação alta, o endividamento do país, o desemprego, ou seja, as pessoas olham para frente e não conseguem ver perspectiva, então sabe da tamanho responsabilidade e da esperança que tem na formação dessa chapa com duas pessoas muito experiente, muito preparados”, pontuou Wellington Dias. 

“Sim, aqui a gente tem toda uma preocupação por conta desse ódio, do presidente Lula, que é uma pessoa que é dado a esse elo do povo. Ama muito Piauí, ele gosta muito do nosso povo e se Deus quiser vai ser um momento aqui tranquilo”, completou. 

Rafael Fonteles diz que evento em Teresina marcará a pré-campanha de Lula (Foto: Roberta Aline)Rafael Fonteles diz que evento em Teresina marcará a pré-campanha de Lula (Foto: Roberta Aline)