Reajuste nos combustíveis deve implicar no aumento dos alimentos

Reajuste nos combustíveis deve implicar no aumento dos alimentos

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Alguns postos de combustíveis de Teresina já começaram a praticar os novos preços dos combustíveis reajustados com as novas alíquotas dos Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) sobre a gasolina, o diesel e o etanol, determinado para compensar as dificuldades fiscais. 

Com a medida, a previsão é que haja uma reação em cadeia na economia, por conta dos custos da distribuição de produtos. Além do aumento nos impostos, o governo decidiu cortar R$ 5,9 bilhões em investimentos. 

De acordo com o professor doutor em Economia, Antônio Cláudio, este reajuste já era esperado tendo em vista que o Governo Federal precisa reduzir o déficit das contas públicas. Segundo o professor, esta medida é a que traz resultados mais rápidos para o governo. 

"Essa já era uma situação mais ou menos prevista. O governo fez uma proposta de repactuação de todos os tributos em atraso, porém, os deputados estão fazendo algumas mudanças nesta proposta e isso vai reduzir a arrecadação do governo e ele precisa chegar ao final do ano devendo, no máximo, R$ 139 bilhões, não pode passar disso. Então, a única saída que o ministro teve foi arrecadar um pouco mais para ficar dentro desse limite e a forma mais rápida que ele arranjou de fazer isso foi justamente aumentar a alíquota do PIS e Cofins dos combustíveis, porque do contrário teria que demitir comissionados, rever contratos e isso demora muito. Como nós temos uma inflação muito baixa, foi uma saída estratégica que ele achou na hora certa”, explicou. 

Ainda segundo o professor, o brasileiro irá sentir o reajuste na bomba de combustível e no custo dos produtos que são transportados por via terrestre. Para ele, a previsão é que a partir do mês que vem já haja um aumento no preços dos alimentos.

"O cidadão brasileiro vai sentir isso no bolso, quando for abastecer o carro já vai sentir que vai gastar mais. Quando for o transportador, que transporta alimentos, materiais e insumos para a indústria isso vai aumentar, como aumenta transporte, aumenta o custo e isso reflete no preço final. O aumento dos alimentos nos supermercados, porque todos os nossos alimentos são transportados por transporte rodoviário, então daqui a um mês a inflação talvez chegue quase a 1% no mês, justamente por conta desse aumento”, afirmou. 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES