Rejane Dias fala sobre aprovação da Carteira Nacional do Autista

Deputado concedeu entrevista ao programa Agora

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

A deputada federal Rejane Dias fez um balanço dos seus trabalhos na Câmara de Deputados, nesta segunda-feira (16), durante entrevista ao programa Agora, e apontou como um dos grandes retrocessos do ano os cortes realizados pelo governo federal nas verbas da educação. 

Ela afirmou que o futuro incerto do Fundo de Manutençãoe Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dosProfissionais da Educação – Fundeb é preocupante. "Nós tivemos momentos difíceis como os retrocessos nos repasses para a educação, com cortes e mais cortes, mas estamos votando o Fundeb, que vai até o próximo ano e depois vai ficar complicado este financiamento para a educação básica. É um financiamento que na verdade garante o salário dos nossos professores além dos recursos para manutenção das nossas escolas. Queremos que o governo passe a cooperar mais com estes recursos, porque é em torno de 10% a contribuição, enquanto que os estados e municípios ficam com 90%. Já temos uma proposta, a PEC 15 e esperamos que no próximo ano possamos votar, porque é fundamental para a qualidade da educação", pontuou.  

A deputada também comemora as conquistas que vieram em 2019, dentre elas a carteira para pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, que é uma reivindicação antiga de instituições que atuam em prol desta causa. "Foi uma grande conquista, vai ser uma revolução no atendimento a pessoas com espectro autista, é uma carteira que vai indicar quem tem autismo e vai dar prioridade no atendimento, seja  na área da saúde, educação, assistência social. Ao levar a carteirinha, não vai precisar levar laudos ou exames que são necessários para um atendimento diferenciado", disse. A lei, após passar pelo Congresso Nacional, segue para a sanção do presidente da República, depois de sancionada, ela deve ser regulamentada nos estados, para passar a beneficiar pessoas com o espectro autista.

Outra importante vitória, citada por Rejane Dias, foi a derrubada do veto presidencial ao projeto que estabelece a necessidade de psicólogos em salas de aula com a presença de pessoas com deficiência. "Foi uma importante vitória, nós tínhamos um projeto, eu presido hoje a Frente Parlamentar Contra a Violência nas Escolas, e há quase 20 anos o projeto estava lá, praticamente arquivado. Quando assumi, eu recebi o Conselho  Federal de Psicologia e eles pediram para abraçarmos este projeto, e foi isso que fizemos. Apresentei requerimento de urgência, para ser votado no Senado, e praticamente passou na Câmara por unanimidade, depois infelizmente tivemos o veto do presidente, fiquei preocupada,mas felizmente conseguimos derrubar o veto. Ele argumentava que seria oneroso e criaria mais despesas aos estados e municípios", afirmou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES