Rio Poty continua sofrendo com grande quantidade de aguapés e poluição

Rio Poty continua sofrendo com grande quantidade de aguapés e poluição

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Os peixes morrem e o rio agoniza a vários anos. Pelo menos no trecho que corta a capital do Piauí, esgotos são despejados 24 horas por dia no Rio Poty, sem nenhum tipo de tratamento.

O resultado é água suja e contaminada que atrai canaranas e aguapés, que teriam a função natural de limpar a sujeira criada pelo homem. Mas as plantas tomam conta de todo o cenário que aliado as altas temperaturas criam uma espécie de caldeirão movido a esgoto que tem como uma das principais consequências a morte de peixes, como curimbatás, branquinhas e piaus.

Um barco da Secretaria Estadual do Meio Ambiente tenta retirar material do Rio Poty, na zona norte da capital. Mas a atividade é muito difícil já que toda a área está tomada por canaranas e aguapés.

O pescador Jacinto Andrade, de 54 anos, aprendeu a atividade com seu pai e tem grande experiência, conhecendo o Rio Poty de forma íntima. Ele confirma o crime ambiental e diz nunca ter visto o Rio desta forma. “O Rio está morrendo e não tem como pescar”, disse Jacinto Andrade.

Com a decomposição de matéria orgânica no Rio, mais aguapés aparecem nos rios. Esse tipo de cadeia tem tornado impossível a preservação das espécies.

O Rio Poty nasce no interior do Ceará e boa parte de sua extensão no Piauí apresenta problemas ambientais. “O rio não tem fluxo de água e se o rio não tiver água poderá virar poços e esse é o grande problema. As mudanças climáticas estão aí, faltam medidas compartilhadas para resolver o problema das questões ambientais do Rio Poty”, disse o ambientalista Dionísio Neto.

 Da nascente até a foz do rio são mais de 500 km, os aguapés e canaranas impedem a fotossíntese  e o fluxo da correnteza.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES