Rui Costa quer estados responsáveis por obras de infraestrutura

O governador da Bahia participa de evento com governadores do NE em Teresina

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na edição do quadro Jogo do Poder, do programa Agora, desta quinta-feira (22), composto pelos jornalistas Amadeu Campos, Arimatea Carvalho, Ananias Ribeiro, Efrem Ribeiro e Sávia Barreto, os profissionais explanaram os principais pontos dos bastidores da política local e nacional.        

O governador Wellington Dias concedeu entrevista à jornalista Cinthia Lages, para o Jogo do Poder, sobre o segundo dia do evento que reúne os governadores de estados nordestinos que formam o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Nordeste. "Eu creio que ficou claro que há um conjunto de oportunidades variadas para investimentos nos nove estados do Nordeste, investimentos casados com o governo federal também. Acredito que o Nordeste sai mais conhecido, sobre estas oportunidades, a partir deste evento. Vamos ter painéis hoje a tarde para detalhar as equipes técnicas para o setor privado, foi um momento muito importante e vai trazer bons resultados e bons investimentos para toda a nossa região" disse.

O presidente do Consórcio e governador da Bahia, Rui Costa, também falou para a Rede Meio Norte e afirmou que uma das saídas para agilizar o andamento de obras de infraestrutura é delegar a responsabilidade aos estados. "Não existe país competitivo se não tem uma boa infraestrutura, para ser competitivo o país precisa ter ferrovia, portos e aeroportos. Se o governo federal fizer mais delegações por estados ou conjuntos de estados nós podemos agilizar isso. Tem vários exemplos de ferrovias que estão há anos paradas esperando só o processo burocrático para fazer o leilão, a Bahia é um exemplo, a Transnordestina estava parada há muito tempo. No caso da Bahia, eu já me coloquei à disposição para  que eventualmente o Estado fizesse o leilão, ou seja, que fosse transferido o ativo para o Estado e nós faríamos a licitação. Agora está vencendo um novo trecho da [Ferrovia] Centro Atlântica e podemos fazer mais rápido. O governo federal tende a ser sempre mais lento neste processo. Então se nós quisermos mais agilidade para a construção de portos e aeroportos é preciso delegar aos estados para que eles acelerem os investimentos, assim como outros países também fazem", afirmou.

"Se cada projeto em cada estado já é interessante, quando você junta nove estados com um conjunto muito maior de projetos ele se torna mais atrativo, porque tem empresas grandes internacionais que só querem vir se o projeto for grande, então quando se agrega mais estados, aumenta o apetite das empresas e é esse o nosso objetivo em novembro na Europa", completou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES