Secretário de Saúde do Piauí admite dificuldade na compra de insumos

O líder da pasta sintetizou que a diminuição de leitos ocorreu noutras esferas, ou seja, federal e municipal.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Por Francy Teixeira

Em entrevista ao 'Agora' nesta sexta-feira (05), o secretário de Saúde, Florentino Neto (PT) apontou que a rede estadual ampliou o número de leitos de terapia intensiva (UTI) de 200 para 212 no comparativo com o pico da pandemia no ano passado. Nisto, o líder da pasta sintetizou que a diminuição de leitos ocorreu noutras esferas, ou seja, federal e municipal.

"Neste momento vemos muitas discussões a respeito dos leitos de UTI, hoje temos mais leitos de UTI em operação do que tinhamos no pico da pandemia no ano passado,tivemos 200 leitos e agora temos 212, o que ocorreu foi a diminuição de leitos em outras esferas", disse.

Foto: Rede Meio Norte

Quanto ao Hospital de Campanha do Verdão, Neto reafirmou que a unidade não possuía leitos de UTI, e foi desativado porque cumpriu o seu papel e na ocasião, com a melhora na situação epidemiológica, os pacientes foram alocados em outros hospitais. 

"Não tínhamos no Hospital de Campanha nenhum leito de UTI, tínhamos leitos clínicos e leitos de estabilização". 

Na última quinta (04) o Piauí conseguiu no Supremo Tribunal Federal uma liminar para que o Governo Federal reative leitos no Estados. Apesar disso, o secretário de Saúde  conclamou para que a população colabore mantendo as medidas sanitárias e o distanciamento, pois a capacidade da abertura de mais leitos é finita, mas a propagação do vírus não. 

"Temos quatro limitadores paraa  ampliação dde leitos, um é o espaço do próprio hospital; segundo, são os equipamentos,pois o número de equipamentos que temos disponível é finito; a outra limitação é a questão de pessoal e o outro limitador é que com a ampliação também temos uma ampliação da demanda, com medicamentos". 

Foto: Rede Meio Norte

Sobre os insumos, o secretário reverberou que o Piauí vem conseguindo manter o abastecimento nos hospitais, porém, confirmou a dificuldade. "Estamos conseguindo manter esses insumos com muita dificuldade, pois os preços tiveram uma elevação muito grande, a procura tornou mais rarefeitos no mercado nacional e mesmo assim a Fepiserh fez um esforço muito grande comprando direto da fábrica alguns insumos e estamos estimulando que os hospitais mantenham o seu estoque num nível de equilíbrio, estamos conseguindo manter todos os leitos em um esforço contínuo".

O secretário de Saúde apontou que a habilitação de leitos conquistada no Supremo,contempla todas as esferas, inclusive hospitais filantrópicos e particulares conveniados ao SUS.  "Essas habilitações contemplam leitos contidos nos hospitais estaduais, nos hospitais municipais, filantrópicos e até mesmo nos privados que estão conveniados pelo SUS".

 

 



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES