Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

Secretário de Saúde do Piauí admite dificuldade na compra de insumos

Por Francy Teixeira

Em entrevista ao 'Agora' nesta sexta-feira (05), o secretário de Saúde, Florentino Neto (PT) apontou que a rede estadual ampliou o número de leitos de terapia intensiva (UTI) de 200 para 212 no comparativo com o pico da pandemia no ano passado. Nisto, o líder da pasta sintetizou que a diminuição de leitos ocorreu noutras esferas, ou seja, federal e municipal.

"Neste momento vemos muitas discussões a respeito dos leitos de UTI, hoje temos mais leitos de UTI em operação do que tinhamos no pico da pandemia no ano passado,tivemos 200 leitos e agora temos 212, o que ocorreu foi a diminuição de leitos em outras esferas", disse.

Foto: Rede Meio NorteFoto: Rede Meio Norte

Quanto ao Hospital de Campanha do Verdão, Neto reafirmou que a unidade não possuía leitos de UTI, e foi desativado porque cumpriu o seu papel e na ocasião, com a melhora na situação epidemiológica, os pacientes foram alocados em outros hospitais. 

"Não tínhamos no Hospital de Campanha nenhum leito de UTI, tínhamos leitos clínicos e leitos de estabilização". 

Na última quinta (04) o Piauí conseguiu no Supremo Tribunal Federal uma liminar para que o Governo Federal reative leitos no Estados. Apesar disso, o secretário de Saúde  conclamou para que a população colabore mantendo as medidas sanitárias e o distanciamento, pois a capacidade da abertura de mais leitos é finita, mas a propagação do vírus não. 

"Temos quatro limitadores paraa  ampliação dde leitos, um é o espaço do próprio hospital; segundo, são os equipamentos,pois o número de equipamentos que temos disponível é finito; a outra limitação é a questão de pessoal e o outro limitador é que com a ampliação também temos uma ampliação da demanda, com medicamentos". 

Foto: Rede Meio NorteFoto: Rede Meio Norte

Sobre os insumos, o secretário reverberou que o Piauí vem conseguindo manter o abastecimento nos hospitais, porém, confirmou a dificuldade. "Estamos conseguindo manter esses insumos com muita dificuldade, pois os preços tiveram uma elevação muito grande, a procura tornou mais rarefeitos no mercado nacional e mesmo assim a Fepiserh fez um esforço muito grande comprando direto da fábrica alguns insumos e estamos estimulando que os hospitais mantenham o seu estoque num nível de equilíbrio, estamos conseguindo manter todos os leitos em um esforço contínuo".

O secretário de Saúde apontou que a habilitação de leitos conquistada no Supremo,contempla todas as esferas, inclusive hospitais filantrópicos e particulares conveniados ao SUS.  "Essas habilitações contemplam leitos contidos nos hospitais estaduais, nos hospitais municipais, filantrópicos e até mesmo nos privados que estão conveniados pelo SUS".

 

 



Tópicos

comentários

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Desbloquear Notificações

Como desbloquear notificações

Na barra de endereço, clique no cadeado e em Notificações escolha a opção permitir, como na imagem abaixo

desbloqueio de notificação push
<