Sinpoljuspi reivindica falta de estrutura e investimentos no sistema prisional do Piauí

Sinpoljuspi reivindica falta de estrutura e investimentos no sistema prisional do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí (Sinpoljuspi), reclama pela falta de estrutura, por conta do recente aumento no número de fugas de presos. O governo do Estado anuncia a construção de novos presídios, mas o sindicato ainda questiona a falta de estrutura no sistema prisional.

Segundo Vilobaldo Carvalho, do Sinpoljuspi afirma que a nova unidade prisional que será inaugurada em maio, possui altos índices de risco de fuga.

“Na Irmão Guido temos um problema que já reclamamos bastante, algumas medidas de segurança já foram tomadas, mas nas celas da penitenciária os presos facilmente retiram ferro, cavam buracos e tem como fugir. Nesse novo presídio, algumas falas de segurança já foram encontradas. O que colocamos também é a questão da superlotação. Quando a obra for inaugurada precisará passar por reparos. Observamos a falta de investimentos no sistema prisional e a superlotação, incluímos também a questão da falta de pessoal, sem concurso público, o sistema prisional fica parado. A arquitetura precisa seguir a resolução específica na construção dos presídios, não adianta o Estado se omitir do seu papel de gestão, e evitar aumento no numero de presos sem melhoria na estrutura”, disse Vilobaldo Carvalho.

Daniel Oliveira, secretário de Justiça, reafirma o compromisso com a redução dos índices de violência no Estado.

“Temos um plano de investimento e reestruturação do sistema prisional, desde capacitação de pessoal e qualificação da categoria até ações de reestruturação física. A nova unidade prisional que será inaugurada irá desafogar as demais penitenciárias. Temos um alto índice de presos provisórios no Piauí, mas temos a intenção de resolver essa questão. Continuaremos ouvindo as sugestões dos sindicatos. Essa nova unidade prisional será a mais moderna do Piauí. Queremos ser realistas, risco de fuga tem em toda unidade prisional. Dizer que não haverá fuga é o mesmo que dizer que não há mortes em hospitais”, disse Daniel Oliveira.





Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES