Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

Teresina sedia Seminário sobre Federalismo e Desenvolvimento Regional

Compartilhe

O professor Carlos Antônio Brandão, do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi o primeiro expositor do Seminário “Federalismo, Desenvolvimento e Planejamento Regional”, na noite dessa terça-feira (30), no Cineteatro da Assembleia. Território e População Multiesclar foi o tema do primeiro debate. Afinal, como se pensar no planejamento e desenvolvimento regional em um momento de extrema dificuldade que passa o estado brasileiro.

“Nós vivemos um momento de crime mundial, momento histórico e que geralmente crise é um momento de oportunidade,principalmente, para debatermos democraticamente as nossas opções. Nesse sentido, dá para ser otimista e cultivar a discussão de nosso modelos, encontrar saídas, pensar a longo prazo. No caso brasileiro, precisamos ter essa cultura de discussão dos nosso problemas e encontrar saídas, como já disse, para trajetórias possíveis”, disse Carlos Antônio.

De acordo com o professor, o Piauí deveria se articular com Maranhão que passou por situações parecidas de planejamento regional.

“Eu vejo como uma grande alternativa, porque vem passando por situações bem parecidas de planejamento regional, participativo, pensar território e suas áreas mais carentes. Além disso, pensar políticas públicas estratégicas e articular com outros estados. Ao mesmo tempo, também é possível se articular com Brasília e com a sua população. A saída é colocar cartas na mesa e discutir soluções,” acrescenta.

O objetivo é debater a capacidade de ações de governabilidade dos estados e regiões brasileiras, visando mostrar dificuldades e encontrar saídas planejadas, focadas principalmente nas desigualdades, além de discutir também a nova ordem econômica brasileira.

Image title



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar