Vaquejadas tidas como esporte sofreram sanções do Mistério Publico Estadual do Piauí

Vaquejadas tidas como esporte sofreram sanções do Mistério Publico Estadual do Piauí

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Mais de 50 municípios do Piauí realizam anualmente vaquejadas. Osa ventos atraem pessoas de todas as regiões do Brasil. O Estado intende que esse tipo de atividade pode ser considerada patrimônio cultural.

Em relatório publicado pela Universidade de São Paulo (USP) foram colocados os seguintes pontos; colocação de esporas, falta da rampas adequadas, rosetas, celas e cinto que pressionam os rins do animal, pressão sobre os testículos que podem causar alterações morfológicas nos animais.

O veterinário Marcelo Campos cita que os riscos já foram comprovados por meio de estudos na área.

“Existem dados já científicos a comprovados. Além disso, há um estudo da Dr Ivênia Prada da USP que prova que os animais sofrem durante o processo de vaquejada, tanto bovinos quanto os equinos”, explica.

A procuradoria Geral do estado entrou com ação de inconstitucionalidade em relação as Leis estaduais e municipais. Os eventos de vaquejada não serão proibidos caso estejam regularizados.

A promotora de justiça, Denise Costa, alerta para o sofrimento dos animais e diz que serão pedidas licenças ambiental, segurança e estrutura em todos os estabelecimentos.

“Nós queremos é minorar esse sofrimento através de uma regularização e uma organização contando com veterinários. Além disso, o Ministério Público também quer que haja uma melhoria na qualidade desses evento, ou seja, trazendo segurança para quem entra, trazendo qualidade nos alimentos consumidos ali através da licença sanitária”, explica a promotora.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES