Você precisa verificar a sua conta, acesse o seu e-mail

mais
URGENTE
Acidente em aeroporto de Teresina causa confusão em voôs para todo o país
Baixe o nosso APLICATIVO
ESCOLHA A LOJA ABAIXO: Google Play AppStore
Jornal Agora

Vaquejadas tidas como esporte sofreram sanções do Mistério Publico Estadual do Piauí

Compartilhe

Mais de 50 municípios do Piauí realizam anualmente vaquejadas. Osa ventos atraem pessoas de todas as regiões do Brasil. O Estado intende que esse tipo de atividade pode ser considerada patrimônio cultural.

Image title

Em relatório publicado pela Universidade de São Paulo (USP) foram colocados os seguintes pontos; colocação de esporas, falta da rampas adequadas, rosetas, celas e cinto que pressionam os rins do animal, pressão sobre os testículos que podem causar alterações morfológicas nos animais.

O veterinário Marcelo Campos cita que os riscos já foram comprovados por meio de estudos na área.

“Existem dados já científicos a comprovados. Além disso, há um estudo da Dr Ivênia Prada da USP que prova que os animais sofrem durante o processo de vaquejada, tanto bovinos quanto os equinos”, explica.

A procuradoria Geral do estado entrou com ação de inconstitucionalidade em relação as Leis estaduais e municipais. Os eventos de vaquejada não serão proibidos caso estejam regularizados.

A promotora de justiça, Denise Costa, alerta para o sofrimento dos animais e diz que serão pedidas licenças ambiental, segurança e estrutura em todos os estabelecimentos.

“Nós queremos é minorar esse sofrimento através de uma regularização e uma organização contando com veterinários. Além disso, o Ministério Público também quer que haja uma melhoria na qualidade desses evento, ou seja, trazendo segurança para quem entra, trazendo qualidade nos alimentos consumidos ali através da licença sanitária”, explica a promotora.

Image title

Image title



Tópicos
Compartilhe

veja também

Não venda minhas informações pessoais

Central do usuário

Login pelas Redes Sociais

Nunca postaremos nada em seu nome


Login por e-mail

Use sua conta cadastrada por e-mail

Não tem conta no meionorte.com?

Cadastre-se

Podcast

Selecione seus podcasts

atualizar