Wellington Dias quer remunerar famílias 'guardiãs dos biomas' no Piauí

O governador apresenta na Escócia a proposta para a plantação de 5 milhões de árvores ao custo de U$ 8 cada.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Diretamente de Glasgow, na Escócia, em que participa da COP 26, o governador Wellington Dias (PT) concedeu entrevista nesta terça-feira, 09 de novembro, ao Jornal Agora, da Rede Meio Norte. Na ocasião, o líder do Poder Executivo apontou os principais encaminhamentos dos encontros já realizados, conduzindo a atenção para a meta de captar recursos para a recuperação ambiental em espaços afetados por queimadas, ou por outras ocorrências danosas, com o pagamento de U$ 8  por árvore plantada aos 'guardiões dos biomas'. Tais guardiões seriam famílias em situação de vulnerabilidade que teriam a missão de produzir as mudas e plantar. 

No que se refere ao PRO Verde, Dias sinaliza que a amanhã (10) haverá uma apresentação para investidores, no entanto, o projeto já vem concentrando a atenção de alguns empreendedores. "É um projeto que foi muito bem recebido, tivemos a oportunidade de fazer a apresentação, já temos dois empreendedores com a opção de 1,3 milhão de árvores, e por outro lado vamos ter a apresentação específica dessa proposta para um conjunto de investidores, onde iremos apresentar também o Hidrogênio Verde", sinalizou. 

Governador concede entrevista direto de Glasgow, na Escócia (Foto: Reprodução)

O governador piauiense pontua que o Piauí tem 87% da sua área territorial ainda preservada, defendendo uma espécie de 'compensação' do resto. "Qual a lógica do Pro Verde? De um lado o Piauí  tem 87% da sua área territorial ainda natural, o uso para a agricultura é de mais ou menos 13%/14%, temos uma parte de serras, e mais ou menos 65% de área verde, natural, de um lado estamos defendendo as condições para a manutenção dessa área, aí entra esse Fundo In ternacional que seria importante ao Piauí, por outro lado as áreas que foram queimadas, e têm espaço para a recuperação, estamos provocando uma meta de 5 milhões de árvores, fazendo uma captação de US$ 8 para cada árvore, e aí entra essa área social, as pessoas que vivem na Caatiga, Cerrados, Semiárido, na região da Mata Atlântica, esses quatro biomas passamos a pagar para as famílias que fazem a coleta de sementes, fazem a produção de mudas, com uma orientação técnica, e plantam e são guardiões a essas reservas, foi muito bem recebido por casar o lado social e ambiental e acreditamos que vamos ter êxito nessa meta de 5 milhões de árvores", detalhou. 

Wellington Dias frisa a disposição dos governadores com a pauta climática, um movimento que vai em contramão ao do presidente Jair Bolsonaro, que não participou ativamente da Conferência. 

Wellington Dias apresenta o PRO Verde na Escócia (Foto: Reprodução)

"Aqui onde estamos é um centro onde há várias delegações, estamos na fase decisiva, participei de um evento dos governadores sobre o clima, no Brasil chegamos aqui com o chamado Consórcio Brasil Verde já esteve aqui a primeira parte da ação liderada pelo governador Casagrande, agora eu estou aquia defesa que estamos fazendo é que haja acordo em cinco pontos; o primeiro deles é a substituição dos combustíveis pelas fontes renováveis; por outro lado a reposição florestal, a valorização da floresta nativa; o ponto de maior divergência diz respeito a um Fundo Mundial de Compensação, onde você tem de um lado uma receita advinda de produtos, funcionamento de atividades que geram CO2, então a ideia é ter um fundo em Estados que tem excedente na captação de CO2, no uso de energias renováveis, geraria um maior equilíbrio". 

francyteixeira@meionorte.com



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES