Mais de 30 prefeitos do Piauí estão ameaçados de cassação

Mais de 30 prefeitos do Piauí estão ameaçados de cassação

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Informações repassadas pelos cartórios eleitorais do interior do Estado a Secretaria Judiciária do Tribunal Regional Eleitoral dão conta que mais de 30 prefeitos do Piauí estão ameaçados de perder o mandato a exemplo do que aconteceu com o prefeito de José de Freitas Robert Freitas. Os dados dos processos impetrados pelo Ministério Público nas zonas eleitorais do interior foram repassados pelos promotores a Procuradoria Regional Eleitoral.

O problema é que não estão detalhados os processo , o que são de cassação de mandato, ação de impugnação de mandato eletivo, de indeferimento de registro de candidatura, ou ocorrências durante o pleito eleitoral. Comenta-se que mais de 30 prefeitos podem perder o mandato acusados, principalmente, por abuso de poder econômico e compra de votos.

Os relatórios das ocorrências eleitorais foram encaminhados ao Ministério Público Eleitoral, mas não tem discriminação da natureza da ocorrência. É necessário um trabalho de pesquisa para identificar cada processo. ?Somente os promotores, nas zonas eleitorais, poderiam dizer o que é cada caso, porque foram muitos processos?, informou a assessoria do Ministério Público Eleitoral.

A presidência do Tribunal Regional Eleitoral solicitou que os cartórios eleitorais informassem as ações em tramitação nas zonas eleitorais. Vários expedientes foram respondidos à presidência do TRE-PI. A Secretaria Judiciária faz o acompanhamento processual depois que forem apreciados em primeira instância. Ou seja, os processos só passam a transitar no Tribunal, depois que são despachados pelo juiz da zona eleitoral e sobe em grau de recurso.

?Não temos como precisar estes números e nem os dados sobre que tipo de ação estaria tramitando contra prefeito?, frisou uma assessora da Secretaria Judiciária do Tribunal Eleitoral.

O comparativo que se fez foi com o ex-prefeito de José de Freitas, Robert Freitas, que foi cassado por abuso de poder econômico e compra de votos. Mas há processos ainda por desvio de recursos públicos para uso eleitoral, também conhecido como abuso de poder político.

Fonte: REPRODUÇÃO



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES