Nazareno quer auditoria nas contas da ALEPI e TCE

Nazareno quer auditoria nas contas da ALEPI e TCE

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O deputado petista Nazareno Fonteles afirmou nesta quinta-feira durante o Bom Dia Meio Norte que a Assembléia Legislativa do Piauí e o Tribunal de Contas do Estado deveriam publicar suas contas na internet. E mais: sugeriu que a ALEPI e o TCE passassem por auditoria independente do poder público.

Para o parlamentar, a corrupção encontra espaços onde não existe transparência de contas. Ao comentar a nova perspectiva de transparência de contas e gastos da Câmara Municipal de Teresina, anunciada pelo vereador Edvaldo marques (PSB), Nazareno salientou que é muito estranho que apenas o TCE verifique as contas da Assembléia.

O petista recomenda que uma auditoria independente fiscalize as contas da ALEPI e do TCE também. Em seu entendimento, o fato de haver ligação entre o Tribunal o Executivo e o Legislativo, cria, mesmo que de de forma mínima, a possibilidade de julgamentos favoráveis para contas irregulares.

DIREITO DE RESPOSTA

O Tribunal de Contas do Estado do Piauí é o órgão que preza pela transparência e controle social externo. Prova disso é que publica, mensalmente, em jornal de grande circulação, o seu quadro demonstrativo de despesas e está, permanentemente, com as contas abertas, não só aos parlamentares, mas a qualquer cidadão que tenha interesse na matéria.

Os Conselheiros do TCE-PI, reunidos hoje de manhã, em sessão plenária da Corte, estranharam as declarações do Deputado , já que o mesmo levanta suspeitas sem apontar nenhuma denúncia específica que venha a desabonar a imagem da Corte. E lembram ao parlamentar que, em todo o país, os Tribunais de Contas dos Estados fiscalizam as contas das Assembleias Legislativas porque assim está determinado na Constituição Federal. Os Conselheiros colocaram todos os documentos e contas do órgão à disposição de qualquer auditoria, inclusive do próprio Deputado, uma vez que o Tribunal trabalha com absoluta lisura e rigor nos seus gastos.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES