Deputada Federal Rejane Dias assume Secretaria de Educação e afirma: “Estou entusiasmada”

Deputada Federal Rejane Dias assume Secretaria de Educação e afirma: “Estou entusiasmada”

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (23/03), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios a deputada federal Rejane Dias, que tomará posse hoje, às 11h, no Palácio de Karnak, no cargo de secretária estadual de Educação do Piauí. Ela assume a pasta no momento em que a Seduc está em processo de recuperação estrutural e financeira e promete aplicar um modelo de gestão mais eficaz.

A deputada destacou que está muito feliz por receber uma missão nobre e de grande responsabilidade que é a pasta da educação. “A educação é a base de tudo, não se tem desenvolvimento humano, não se tem desenvolvimento de um país ou de um Estado sem que passe pela educação. Estou entusiasmada de fazer esse trabalho que vamos ter êxito com esse plano que queremos fazer fortemente com os municípios, até porque visitamos o Estado do Ceará e vimos que o pacto que eles fizeram com as cidades, a cooperação no ponto de vista de trabalhar a alfabetização das crianças na idade certa, porque senão vamos continuar com deficiência nessa área”, disse ela.

Ao ser indagada sobre se no Piauí ainda tem atraso na alfabetização, Rejane Dias afirmou que dentro do seu planejamento estratégico está em busca de solucionar os problemas, em parceria com o Estado do Ceará que tem um bom investimento na área. “Nós sabemos que a realidade do Piauí é muito parecida com a realidade do Ceará quando eles pegaram lá, se nós temos ainda um número significativo de estudantes que não concluem o ensino fundamental, ou concluem com deficiência ainda é muito grande, porque tiveram dificuldades nos anos iniciais no ensino fundamental. E é isso que nós vamos querer fazer, trabalhar de forma incisiva com os municípios”, destacou.

“Com relação as escolas técnicas estaduais, o Ideb do Pernambuco melhorou bastante no ponto de vista do ensino médio que é o nosso objetivo, mas porque houve investimento nas escolas de tempo integral, nas escolas técnicas estaduais que visitamos no Ceará, tem duas no Estado do Piauí que estão com obras paradas mas graças a Deus já reiniciamos em Esperantina e vamos reiniciar as do Dirceu e a ideia do governador é que a gente possa expandir, porque vamos trabalhar uma nova modalidade  que vem dando muito certo, que é o ensino médio junto com o ensino técnico profissionalizante e é esse investimento que nós vamos fazer com muita ênfase”, falou a deputada sobre os estudos que vem fazendo na área.

“Nós temos muito investimento, uma das ‘meninas’ dos olhos da presidente Dilma é a questão do Pronatec. Então eu já estive com o secretário Helder, no MEC, tratando de ampliar esse número de matrículas porque o Pronatec propicia isso. Se a gente quiser aumentar para 20 mil tem que ter uma logística porque cada curso desse tem um laboratório específico, temos que fazer um levantamento dentro das estruturas que nós temos”, acrescentou ela.

Sobre como a deputada pegou a pasta da gestão anterior, ela disse. “Todo mundo viu o início da educação do Piauí, todo mundo viu a questão do almoxarifado armazenado de forma incorreta, alimentação quase se estragando, os tablets abandonados. Hoje os alimentos ja foram todos distribuídos, os livros estão nas escolas, os tablets estão guardados para no momento certo distribuir para os professores, e implantamos o controle de estoque no almoxarifado”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES