Dr. Marcelo Martins alerta sobre criação de anticorpos em quem pegou Covid-19

O médico afirma que parte das pessoas que comprovadamente foram infectadas não desenvolvem anticorpos.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

O diretor clinico do Hospital São Marcos, Dr. Marcelo Martins, que também faz parte do Comitê Nacional de Combate a Covid-19, concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte na manhã desta sexta-feira, 03 de julho.

O médico falou sobre a reabertura gradual que acontece no Piauí a partir de segunda-feira, 06 e da importância de se explicar em relação a criação de anticorpos contra o vírus. 

SITUAÇÃO ATUAL DO PIAUÍ 

"Nós temos uma taixa de ocupação de leitos disponíveis que supera os 85%, chegou a 93% em alguns dias dessa semana e hoje tá na casa de 90%, então objetivamente falando o número de leitos disponíveis que a gente tem hoje é muito pequeno e isso é preocupante".

REABERTURA

“A gente precisa ser muito cauteloso, se tem uma coisa que a gente não quer que aconteça é um clima de festa, o problema não passou, a gente está em uma fase de crescimento um pouco menos acelerado, a nossa margem operacional é muito pequena. Qualquer crescimento de doença já é mais do que suficiente para saturar o nosso sistema de saúde, precisamos de uma estrutura inteira de uma UTI, a gente tem trabalhado no nosso limite operacional no tempo inteiro tentando ajudar as pessoas, não se trata só de ventiladores, nossas máquinas de hemodiálise estão funcionando 24 horas por dia, a doença não é só pulmonar, atinge os mais diferentes órgãos. O objetivo é evitar que as pessoas morram, aumentar o número de UTI por si só não necessariamente garante que as pessoas morram menos se a gente permitir que essas pessoas peguem a doença. Manter as restrições mesmo após a abertura é importante, não adianta abrir o comércio e todo mundo correr para o comércio”.  

ANTICORPOS

"Parte das pessoas que comprovadamente foram infectadas não desenvolvem anticorpos, desenvolve outro tipo de imunidade que é a chamada imunidade celular. Às vezes as pessoas dizem: 'Quero pegar logo para me livrar', só que não é assim, você não tem como garantir a sua evolução. Quem é que garante que você vai ser uma das pessoas que vai evoluir de forma muito leve ou até assintomática ou formas graves e vai parar na UTI? Essa escolha não é sua e nem nossa, quem escolhe isso é a interação do vírus com nosso organismo".



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES