Dr. Pessoa diz que não 'fechará Teresina' em possível segunda onda de Covid-19

O candidato do MDB foi o sabatinado de hoje no Bom Dia Meio Norte.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Teve início no programa Bom Dia Meio Norte uma série de entrevistas com os quatro melhores colocados na pesquisa amostragem da Rede Meio Norte para a disputa na Prefeitura de Teresina. Vale destacar que a ordem dos entrevistados foi feita através de sorteio. O sabatinado desta quinta-feira (28), foi o candidato Dr. Pessoa (MDB).

- É verdade que nessa reta final de campanha sua coordenação mandou o senhor falar o mínimo possível para evitar um desgaste na sua imagem?

Dr. Pessoa: Não é real, essa informação não é verdadeira. Eu tenho 75 anos, venho na pré-campanha já com desgaste físico, está com dois/três meses que peguei coronavírus, fiquei em casa, ainda tenho sequelas, esse é o motivo principal de eu não estar nas TVs, mas quando é possível eu não fujo da luta, eu sou homem de luta, até porque me favorece muito porque o povo gosta de mim, me abraça, tem esse carinho especial. Como é que eu iria fugir? Lá em casa eu tenho tomografia, exame IGG, comprovando que tive coronavírus e estou um pouco afônico, agora de luta eu nunca fugi e não fugirei. É uma questão de condições físicas.

- Teresina hoje tem 80 mil pessoas praticamente na fila esperando exames e atribui isso ao não atendimento do Governo do Estado, diz que não atende no interior. Só que eu fui verificar esses dados e se você for comparar Teresina é quase igual as outras capitais. Qual vai ser o seu trabalho nessa área para atender esses pacientes que hoje não são atendidos?

Dr. Pessoa: O SUS é universalizado, mas o que acontece que a coisa não está andando? Gestores não compromissados, saneamento básico que não tem e em torno de 20% está interligado com a saúde, eu como gestor que vou dirigir Teresina nós vamos normatizar isso, enfatizando os hospitais já existentes e acrescentando outros hospitais, reformulando e aumentando. Vamos criar o Hospital da Mulher e o Hospital do Idoso, essa faixa etária precisa ser mais valorizada, no meu governo ninguém passará mais do que 30 dias para ser atendido e o atendimento já ter o retorno para fazer o tratamento.

- Ontem o prefeito Firmino Filho chamou atenção em uma live onde previu uma segunda onda de coronavírus no período chuvoso, que começa em janeiro. Se eleito prefeito, o senhor fecharia tudo se os casos de morte aumentassem?

Dr. Pessoa: Não fecharia, eu obedeceria a Organização Mundial de Saúde e seguindo os protocolos. Nós vamos ter cuidado porque isso é real, já está acontecendo uma nova onda do coronavírus e que vai assustar, eu como médico digo que a proteção já comprovada cientificamente seria de três a quatro meses, se o linfócito T não der proteção que está em pesquisa, quando chegar a vacina nós vamos ter que se vacinar novamente de quatro em quatro meses porque o coronavírus só da proteção ao cidadão durante esse período já citado. Eu não vou sair desse olhar científico até porque eu faço parte da saúde. 

- A gente tem na nossa capital uma zona rural que é a maior zona de todas as capitais do país e que hoje infelizmente está relegada a segundo plano. Qual vai ser sua atenção para essa área da nossa cidade? 

Dr. Pessoa: Falta infraestrutura, é lamentável. No subsolo, muita água, dois rios. Mais ou menos 1000 km de estrada na zona rural tem menos de 20% calçada, a infraestrutura para a agricultura familiar não existe, o povo da zona rural diz que o prefeito que aí está há mais de 32 anos não gosta do povo da zona rural. Chegando no poder executivo nós vamos rever isso, criar uma infraestrutura de estrada, de apoio ao agricultor, com água, luz, internet de qualidade para toda a região.

- A Guarda Municipal de Teresina já é uma realidade, o efetivo dá apoio a Polícia Militar. O que o senhor pensa e o que vai fazer como prefeito de Teresina a respeito da Guarda Municipal para a segurança da capital?

Dr. Pessoa: O povo de Teresina pede várias coisas mas principalmente saúde de qualidade e segurança. Vou ser um gestor olhando para as políticas públicas, se o povo está pedindo segurança lógico que eu vou responder. Eu fui há Brasília há mais ou menos 30 dias e o vice-presidente da República, general Mourão, disse que vai me apoiar para criar uma Secretaria de Segurança no município de Teresina. Nós não vamos confrontar com estado ou governo, nós queremos atender esse clamor do povo que é dar mais segurança e o Guarda Municipal é um aliado nosso, vamos aumentar e pagar salários dignos para esses guerreiros.

- A atual gestão se mostra muito com a educação, mas ao mesmo tempo a gente perde que na educação infantil nós temos apenas 20% da população atendida, os outros 80% a mãe de família não tem onde deixar a criança. Qual vai ser sua política para esse segmento?

Dr. Pessoa: Em 2016 o prefeito que está aí disse que as escolas iam ter tablet, computador, laboratório de ciências, qualificação dos profissionais, educação continuada e que ia aumentar o salário dos professores. Ontem meu adversário do lado do prefeito fugiu do debate de uma pasta que ele disse que é o bam bam bam. Aqui só é avaliado português e matemática e as outras sete matérias não são avaliadas. Esse mérito é dos professores e não do secretário que hoje é candidato a prefeito da cidade de Teresina.

Considerações finais

Servidores municipais de Teresina, vocês é quem tocam a administração pública de Teresina, é de vocês o mérito, meu opositor do poder executivo municipal faz um terrorismo conosco dizendo que nós vamos destruir Teresina. Olhe minha história, por onde eu passei, não acredite nisso, vamos mudar e pra mudar é com o Dr. Pessoa. No dia 15 de novembro vote 15.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES