“É hora de fazer uma nova política”, declara governador Ibaneis Rocha

O governador de Brasília concedeu uma entrevista ao programa Bom Dia Meio Norte.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta sexta-feira (26/04), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios o governador de Brasília, Ibaneis Rocha (MDB), que falou sobre sua relação com o Piauí, a sua vitória nas eleições e fez uma avaliação do início de gestão nacional. 

Ele receberá o Título de Cidadania Piauiense, já aprovados pela Assembleia Legislativa do Piauí. proposto pelo deputado João Madison (MDB). Quem também receberá o título em solenidade na manhã de hoje será o vice-presidente do Brasil, General Mourão (PRTB), proposto por Henrique Pires.

Crédito: Waldelúcio Barbosa

Relação de carinho com o Piauí 

“Meus pais são piauienses, meu pai é de Corrente, minha mãe é de Ribeiro Gonçalves e em 1979 meu pai já depois de ter construído sua vida em Brasília resolveu voltar para Corrente, professor universitário, faleceu há dois anos, e deixou um legado diante da cidade e levou os três filhos para Corrente. Lá nós nos criamos, estudamos e eu voltei depois de formado e passei a investir na cidade, eu tenho alguns investimentos na área agropecuária, tenho serviço prestado dentro da cidade de Corrente e a população tem um carinho muito grande por mim e é reciproco. E agora com essa colônia maravilhosa de piauienses que nós temos em Brasília, nós conseguimos alavancar uma eleição onde eu sai de 1% e cheguei a quase 70% com apoio dessa massa de piauienses, de nordestinos que certamente estão muito esperançosos na mudança que nós precisamos não só para Brasília, mas o Brasil como um todo”. 

Crédito: Waldelúcio Barbosa


Eleições 2018

“Eu entendo que a população está querendo realmente mudança, mas uma mudança com responsabilidade, basta olhar os governadores eleitos tinham uma história. Rio de Janeiro, por exemplo, o Witzel que foi eleito é um magistrado que era reconhecido dentro da cidade e se aventurou na polícia, eu que venho da advocacia, mas todos a população sempre quis alguma coisa que tivesse pautado pela ética, pelo trabalho e pelo desenvolvimento, então não era o novo pelo novo, tanto que vários locais onde esses novos apareceram sem a qualificação eles não tiveram êxito eleitoral, isso aconteceu em vários locais do país. Eu entendo que é a hora de fazer uma nova política, não precisa necessariamente ser com novos políticos, mas uma nova política com novos pensamentos, nova forma de tratar a população e eu sempre digo, nos estamos passando por um período onde você saiu de uma extrema esquerda, foi para uma extrema direita e nós vamos buscar caminhar pelo centro, porque na extrema esquerda nós conseguimos o avanço social muito grande, como Minha Casa Minha Vida, Bolsa Família, educação para as crianças, educação para os jovens, agora nós chegamos na extrema direita que é a época do emprego, esse emprego que é tão esperado por esse jovem que conseguiu se qualificar e hoje está desempregado. Isso acontece em todos os locais, já que nós temos uma carência muito grande".

Crédito: Waldelúcio Barbosa

Avaliação do governo Bolsonaro 

“A partir do momento que eu venci as eleições, eu parti logo para uma jornada de trabalho, então eu montei a minha transição e fui atrás de recursos porque eu sabia que não seria fácil, aproveitando a transição do presidente Temer que é do meu partido, e eu tive um grande apoio do MDB, dos Ministérios, para poder encaminhar. Então eu entrei já com o pé no acelerador, com a marcha bem engatada e consegui fazer muita coisa já nesses primeiros 100 dias como a reabertura das delegacias, melhorias da questão hospitalar, a cidade estava muito abandonada, com muito lixo nas ruas, e com problemas na educação que nós tínhamos que resolver de forma imediata. A previsão do governo passado era para receber 35 mil alunos da rede pública, a matrícula chegou a 60 mil alunos e eu tive que acomodar isso tudo em um período bem rápido mas graças a Deus todas as nossas crianças estão estudando. Já no governo federal, o que eu notei é que eles demoraram para descer do palanque, criaram várias crises iniciais desnecessárias mas agora tudo se ajusta, o governo federal está caminhando na linha certa, está conversando com as lideranças partidárias e a prova disso foi a aprovação nessa semana da Reforma da Previdência na Comissão de Constituição e Justiça já caminhando agora para a Comissão Especial. Isso coloca novamente o país no trilho certo. O que eu noto pelas visitas que eu tenho feito nos ministérios do presidente Bolsonaro é que eles estão pegando um ritmo de trabalho cada vez mais forte, então nós pensamos que até julho, agosto nós vamos engatar pelo menos uma segunda marcha no governo federal”.

Ajuda para o Piauí 

“Eu tentei fazer uma aproximação com todos os governadores, eu falo com muita referência aos governadores do Nordeste porque saíram mais da linha de esquerda, tenho recebido todos os políticos e deputados do Piauí que tem chegado para gente com as demandas, o senador Ciro Nogueira, Iracema Portella. Então nós temos um bom contato com a classe política piauiense e eu estou transformando isso em benefícios para o nosso Estado. Agora mesmo eu tive alguns contatos dentro da Caixa Econômica Federal para ajudar o governador Wellington Dias na liberação dos recursos e vamos trabalhar agora para resolver essa questão da venda da Cepisa que não foi resolvido esse problema, temos que arrumar recurso para isso. Também estamos trabalhando de forma geral, a questão dos royalties do petróleo nós estamos trabalhando forte, a questão do Fundeb que auxilia principalmente o Norte e o Nordeste na questão educacional, então todos esse projetos de importância para o Piauí eu tenho procurado trabalhar de forma conjunta  para tirar o Estado dessa dificuldade financeira”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES