“É preciso que a gente saia do silêncio”,diz delegada em entrevista

“É preciso que a gente saia do silêncio”,diz delegada em entrevista

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta terça-feira (07/11), o programa Bom Dia Meio Norte recebeu em seus estúdios a delegada Anamelka Cadena, titular do Núcleo de Feminicídio da Polícia Civil do Piauí, e falou sobre o crescente número de mulheres mortas no Piauí.

O Piauí possui a maior taxa de feminicídios de todo o Brasil, segundo o 11º anuário brasileiro de Segurança Pública, divulgado no dia 30 de outubro, pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Segundo a pesquisa, que comparou dados de 2015 e 2016, do total de mulheres mortas no Piauí no ano passado, 57,4% foram vítimas de feminicídio, que é a morte pela condição do sexo feminino.

“Tudo é relacionado a questão da qualidade dos dados também, porque em níveis de morte no geral de mulheres, até que está baixo o  número em relação ao parâmetro nacional, todavia, desse total de número de mortes de mulheres a maioria é feminicídio porque a gente tem uma qualidade maior de investigação, cada caso é um caso a ser investigado especificamente, é observado desde o local de crime, você tem um protocolo a ser seguido em toda a investigação, tem essa preocupação em definir essa circunstância em cada morte de mulher, então essa preocupação e qualidade faz realmente que esse cenário fique mais desvelado”, explicou a delegada.

De acordo com a delegada, quando a legislação surgiu o problema que já vinha acontecendo foi nominado. Então a partir do momento que esse problema foi nominado ele ganhou  uma maior visibilidade, passou da escala do invisível. Isso permitiu que se passasse a discutir mais a pauta da violência doméstica, já que no cenário estadual a maioria dos feminicídios são íntimos.

Para ajudar a identificar casos de violência contra a mulher e denunciá-los, foi criado o aplicativo “Salve Maria”. A ferramenta atende tanto mulheres em situação de violência, quanto pessoas que não compactuam e queiram ajudar denunciando os crimes. As denúncias são realizadas de forma anônima. O aplicativo conta com duas formas de denúncia, o botão do pânico é uma delas.

“O vizinho, o familiar que não queira se identificar, é preciso que a gente saia do cenário do silêncio para que o problema seja enfrentado desde o início”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES