“É uma tragédia anunciada”, diz coordenadora da saúde do MP sobre dengue no interior do PI

“É uma tragédia anunciada”, diz coordenadora da saúde do MP sobre dengue no interior do PI

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Dando continuidade a uma série de entrevistas em relação ao combate ao mosquito da dengue. O programa Bom Dia Meio Norte recebeu a coordenadora do Centro de Apoio a Saúde do Ministério Público, Karla Daniela, para falar sobre a fiscalização em cima do agentes de endemias nas cidades do interior do Piauí.

Segundo ela, a primeira fiscalização deve ser da população. “O cidadão deve ser muito vigilante na limpeza do seu quintal e exigir do poder público a limpeza dos logradouros, cobrando do gestor medidas de prevenção e combate ao mosquito”, afirmou ela.

Ainda de acordo com dados, o interior do Piauí é preocupante. “Nós recebemos dados da Secretaria Estadual de Saúde de mais de 40 municípios que não repassaram informações sobre os imóveis visitados pelos agentes de endemias relacionados a prevenção e combate ao mosquito. O Ministério Público vai cobrar porque não se sabe se esses imóveis não estão sendo visitados, então nós temos uma tragédia anunciada, ou se apenas está ocorrendo a falta de repasse de informações, o que também é inaceitável porque as políticas públicas precisam de planejamento”, declarou.

Daniela informou ainda que é dever legal de ofício e do Ministério Público cobrar que os agentes cumpram o seu plano de contingência em combate ao mosquito. “Muitos estão empenhados, mas acredito que esses que não informaram precisam ser fiscalizados. Repassei para os promotores de justiça e eles vão analisar. Agora o importante é a população falar se o agente foi até o seu imóvel, ele tem que fazer visitas bimestrais. Além do compromisso da população de manter o seu território limpo ele tem que fiscalizar e cobrar do gestor”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES