“Era um fato anunciado”, diz presidente da OAB sobre morte de menor dentro do CEM

“Era um fato anunciado”, diz presidente da OAB sobre morte de menor dentro do CEM

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta segunda-feira (20), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PI) visitará o Centro Educacional Masculino (CEM) para fazer uma vistoria e analisar as funções internas dentro do local. O presidente da OAB-PI, William Guimarães, afirmou que todos devem ser responsabilizados.

“A vistoria será realizada pela própria Ordem através de suas várias comissões, comissão de segurança pública, comissão dos direitos humanos e a comissão dos direitos dos menores e adolescentes. Portanto é um trabalho integrado, nós vamos fazer uma vistoria e temos um fato que muito tem nos preocupado que é a informação recente de que o estado do Piauí possui recursos previstos junto a União, os valores não foram gastos e existe a possibilidade real do Estado perder esses valores, no total de R$ 5,5 milhões de reais. Valores que eram destinados a construção de um novo CEM, todos sabemos que aquela obra é uma obra adaptada que não atende a todos os requisitos legais e tem ao longo de vários anos trazendo problema, então vamos solicitar ações oficiais ao governo para garantir que não percamos esses valores”, afirmou.

“Além disso existe uma preocupação com a situação que nós vivenciamos. Os menores e adolescentes enquanto estavam no Centro Provisório, que é um prédio novo, construído recentemente estavam separados, então porque se levou para o CEM e lá juntou? Se não havia vaga, não havia porque transferir para aquele local todos eles, é  necessário um trabalho para que esse tipo de fato não volte a ocorrer, é importante que se cobre a responsabilização dos menores mas que se cobre a responsabilização dos gestores estaduais que permitiram aquele acontecimento.  Até porque aquele era um acontecimento anunciado, os menores diziam publicamente que fariam isso, a OAB tem acompanhado o crime de Castelo de perto e todos nos sabíamos desse fato, nós não sabíamos que eles iriam ficar todos no mesmo local no CEM porque no Centro de Internação Orovisória eles estavam separados”, disse o presidente.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES