Hospital de Campanha do Verdão pode ser aberto no próximo sábado

O Governador Wellington Dias concedeu uma entrevista ao programa.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira (21/05), o programa Bom Dia Meio Norte conversou com o governador Wellington Dias, onde foram tratados sobre a prorrogação do decreto até o dia 7 de junho, a previsão de reabertura do comércio e quando será entregue o Hospital de Campanha do Verdão. 

PRORROGAÇÃO DO DECRETO

“Nós temos uma situação ainda crescente, tanto no número de casos confirmados como também nós temos feito pesquisas por exames para ter uma noção mais clara, há mais ou menos 23 dias atrás nós estávamos com 4 mil casos de pessoas com coronavírus, subiu para 17 mil e agora na última sexta para 36 mil, desses, 16 mil já passou da fase de transmissão e 20 mil ainda estão na fase de transmissão. Isso sem contar que ainda tem uma situação de crescimento de óbitos, dia 4 de abril nós tínhamos 30 óbitos acumulados, de lá para cá nós chegamos a 59. Foi um crescimento no número de infectados, isso fez crescer o número de pessoas que buscou a rede de UTI’s ontem já tínhamos 55% de UTI’s ocupadas, mas o fato é que o número de pessoas que adoece cresce e ao mesmo tempo cresce o número de óbitos”.

O QUE SERÁ FEITO AGORA

“Nós temos algumas mudanças, eu tenho esses 20 mil que estão transmitindo ainda, existe a necessidade de localizar essas pessoas para colocar em isolamento e ao mesmo tempo garantir que não transmitam mais, além do que precisamos tratar, nós temos um protocolo sobre variadas formas de medicação, é o médico que decide sobre o que usar. Esse número do boletim atual tem que ser multiplicado por 16, então ele é bem maior do que isso. A recomendação é de usarmos a rede de atenção básica para localizar essas pessoas”.

EM QUE NÍVEL DO PICO ESTAMOS

“A área econômica já aprovou ontem uma proposta e essa semana agora que começa já vamos elaborar os protocolos para a retomada do comércio porque caminha para a 22ª semana onde é esperado uma estabilização na propagação e se prepara para o caminho da retomada das atividades. Essa semana ainda temos o crescimento acelerado, isso aconteceu no mundo inteiro, a 21ª semana ainda é de crescimento, em seguida a próxima semana vem uma fase já caminhando para uma estabilização que é esperada na primeira semana de junho, a partir daí é que a gente espera uma queda na curva, quando cai transmissibilidade, quando cai o número de infectados, é para cair o número de pessoas que procuram os postos de saúde”.

ENTREGA DOS RESPIRADORES

“Nós tivemos problema na entrega de respiradores isso atrasou a nossa meta em relação a novos leitos de UTI. Segunda-feira nós temos uma expectativa de recebermos uma compra que fizemos na Turquia e tem uma outra compra do Brasil que é fruto de uma decisão judicial feita em duas empresas de São Paulo uma para entregar 21 respiradores e outra 59, no total são 80. Da Turquia são 100 para o Piauí e 70 comprados pelo prefeito Firmino para Teresina”. 

RETOMADA DO COMÉRCIO

“Essas decisões de isolamento são impopulares, você mexe com a vida das pessoas, renda das pessoas. Nós temos um grupo de trabalho sim, são formados por municípios e estados dialogando com várias categorias empresariais. Agora nós vamos acelerar esse diálogo para poder elaborar esse protocolo e dia 2 de junho já está agendado uma reunião em que devemos aprovar não apenas o protocolo mas também a partir daí as regras para o caminho da retomada, ou seja, que setores vamos abrir no primeiro momento, a partir daí quais são as condições, quais os cuidados com os trabalhadores. A expectativa é que na primeira semana de junho a gente tenha a estabilização e a partir daí na segunda semana de junho a gente consiga fazer essa reabertura”.

HOSPITAL DE CAMPANHA

"O Verdão já era para ter sido aberto, o Ministério Público e algumas áreas fizeram algumas recomendações e tivemos que fazer esses acertos para poder se chegar a uma abertura segura. Eu creio que sábado nós inauguramos, hoje eles estão recebendo as pessoas que estão sendo selecionadas e até sábado a gente tem a abertura”.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES