Infectologista diz que higienização das mãos vai diminuir outras doenças

O médico conversou com Ieldyson Vasconcelos, no Bom Dia Meio Norte.

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na manhã desta quinta-feira, 14 de maio, o programa Bom Dia Meio Norte, conversou com o infectologista Kelson Veras sobre o que já se tem de real em relação ao coronavírus, doença que deixa um rastro de destruição em todo o mundo. 

Segundo o médico, a Covid-19 é uma doença usualmente de manifestação respiratória, mas seus sintomas ainda se apresentam de maneiras diferentes em algumas pessoas. “Nós não temos um sintoma que permita a gente dizer com certeza que a pessoa sente Covid-19, a pessoa pode estar apenas com dor no corpo, febre, dor de garganta e embora não seja uma questão muito frequente também pode ocorrer a perda do olfato, é uma minoria dos casos, mas quando isso acontece é uma suspeita maior, mas seja como for toda doença respiratória pode também causar esse sintoma, só o teste permite ter a certeza se é coronavírus ou não”, declarou.

Segundo Kelson Veras, até o momento ainda não se tem nada que possa prevenir a doença, por isso, o método utilizado é o mais antigo: não ter contato social. 

“A medicina, a ciência não tem no momento nada em termos de remédio para oferecer para a população que evite uma pessoa de contrair a doença ou que evite que ela passe a doença para outra pessoa, então a ciência se encontra nesse momento tendo que usar o artificio mais antigo que existe na história de como evitar pegar uma doença: é você evitar ter contato com doente e a maneira que a gente pode fazer isso é com o distanciamento social, não basta ficar dentro de casa, não pode receber visitas”, disse. 

Sobre a questão da higienização das mãos, o médico afirma que é uma atitude que deve ser levada para vida, com o objetivo de evitar várias outras doenças, além do Covid-19. 

“A higienização das mãos, a higiene de um modo geral é capaz de prevenir várias doenças com mecanismo de prevenção semelhante. É importante destacar que o fato de você sair com máscara não está lhe protegendo de pegar a Covid-19, não lhe dá uma segurança 100% de você pegar, pois se você pega em uma maçaneta, em dinheiro, e leva a mão ao rosto, o vírus poderá entrar através dos olhos, nariz e boca, só podemos tocar nos olhos após lavar as mãos com agua e sabão e depois passar álcool em gel. É uma coisa que só vai trazer benefícios e diminuir muitas doenças como diarreia, gripe”, disse.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES