“Eles chamaram os menores para dormir na mesma cela e matar durante a noite”, afirma diretor da Sasc

“Eles chamaram os menores para dormir na mesma cela e matar durante a noite”, afirma diretor da Sasc

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

Na noite do último sábado (19), dois adolescentes, um de 16 e outro de 15 anos, foram assassinados com inúmeras perfurações de espetos dentro do pavilhão B do Centro Educacional Masculino (CEM), no bairro Itaperu, na zona Norte de Teresina.

De acordo com o diretor da unidade de atendimento socioeducativo da Secretaria da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Ancelmo Portela, três menores assumiram a culpa no crime. “A informação que eles mesmos falam inclusive foi delatado na frente do próprio juiz que estava lá presente foi que houve uma discussão, até porque o ambiente era o mais tranquilo possível, inclusive houve a comemoração do aniversário de um deles dentro do próprio alojamento onde se encontravam o acusado que matou e uma das vítimas, então a motivação foi criada no período da tarde após a visita. Eles de maneira astuciosa convidaram esses adolescentes que vieram a morrer, a dormir na própria cela e na calada da noite quando já se encontravam recolhidos cometeram esse duplo homicídio simultaneamente em alojamentos separados”, declarou o diretor.

O diretor destacou ainda que de imediato o juiz da infância e juventude esteve presente no local do crime como também os policiais da delegacia de homicídios. “A perícia técnica e a delegacia do menor vão apurar o ocorrido. Os menores foram levados à Central de Flagrantes e encontram-se recolhidos no Complexo”, disse.

Ainda segundo Ancelmo Portela, mães dos menores já foram flagradas levando drogas para dentro do CEM. “A gente tem feito o que é possível, por exemplo, hoje nenhum menor do Piauí dorme no chão, todos eles tem colchões, nós aumentamos as atividades de lazer no CEM, o campo de futebol que se encontrava parado já está em pleno funcionamento, nós fizemos um convênio com a SEDUC e com o MEC onde foram proporcionados mais de 20 cursos profissionalizantes inclusive para o menor e até estendido ao familiar dele é remunerado. A família também não pode esquecer do seu papel, só esse mês foram três mães flagradas tentando levar droga para dentro do Centro, então não é o Estado que tem que assumir por total aquele interno, a família também tem sua responsabilidade. A gente tem que sentar com os familiares, nós vamos fazer um trabalho de ressocialização pelo lado familiar dando uma assistência possível, agora infelizmente foi um homicídio criado pela natureza humana do menor, ele assume de maneira fria, sem motivo, por uma discussão, ele alega que o outro xingou a mãe dele. A estrutura infelizmente não nos ajuda, é antiga, nós ja fizemos o máximo de limpeza geral, nós vamos quebrar o que tem possível de quebrar, para que não possam mais tirar retirar nenhum objeto perfurante”, afirmou o diretor.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES