“O Governo está se esforçando para reajustar”, afirma Franzé sobre paralisação dos servidores

“O Governo está se esforçando para reajustar”, afirma Franzé sobre paralisação dos servidores

FACEBOOK WHATSAPP TWITTER TELEGRAM MESSENGER

No último sábado (16), o Secretário de Administração do Estado, Franzé, junto com o comandante geral da PM, Coronel Carlos Augusto e o Secretário de Segurança do Piauí, Fábio Abreu, se reuniram com os representantes da polícia afim de tentar negociar o reajuste salarial da categoria.

O Governo ofereceu uma proposta de dividir em duas vezes a última parcela do pagamento referente à 2011. Segundo Franzé, os primeiros 50% da parcela serão pagos neste mês de maio e os outros 50% em fevereiro do ano que vem. A negociação não foi aceita pela polícia que deflagrou a Operação Tartaruga e se uniu para lutar contra o Governo.

“O Piauí precisa avançar em suas políticas públicas e nós temos tentado organizar a máquina estatal para que a população sinta os avanços em relação ao que vivia em dezembro do ano passado. No final de semana tivemos uma rodada de conversas com a Policia Militar que na mesa de negociação acreditamos que conseguimos reverter algumas pendências em termos esclarecedores, esperava inclusive que saísse de lá a situação de avanço nas negociações, infelizmente o que aconteceu na mesa não refletiu. Percebemos na nossa conversa que o que tínhamos acertado poderia vir a avançar e esperamos ainda. Acredito que os servidores que tem os seus impactos e suas expectativas salariais agora em maio precisam entender que o Governo do Estado tem sua capacidade financeira reduzida”, afirmou Franzé.

“Tenho dito o tempo todo que o Piauí de dezembro para maio não mudou praticamente nada em termo de receita, vivemos um plano de receita parecido com o que tinhamos em dezembro, o que aconteceu foi um melhor planejamento para que as políticas públicas voltassem a funcionar, isso já temos percebido em todas as áreas, saúde, segurança, educação, e esperamos que nessa semana possamos voltar a conversar com os servidores, mostrar de forma clara qual é a real situação do Estado e fazer com que eles entendam que o Piauí quer resolver a situação. Infelizmente financeiramente não podemos atender 100% mas o Governador tem orientado a equipe para que possamos chegar ao máximo sem comprometer ao Estado”, disse.

O Secretário garantiu que o governo está disposto a esclarecer qualquer pendência com os servidores: “Nós fizemos no sábado coisas que governo nenhum faz. Nós apresentamos dados financeiros, apresentamos relatórios, nós colocamos na mesa o fluxo de caixa do dia a dia, nenhum governo faz isso porque é a sua estratégia. Eles viram o tamanho do negativo, nós temos que correr atrás para fazer a cobertura disso. Vamos continuar a conversar essa semana para que não só os servidores mas todo o Piauí não volte ao atraso”, declarou.

Sobre a paralisação dos delegados, Franzé destacou que espera que isso não aconteça. “Acredito que os delegados tem sentido por parte do Governo do Estado um avanço muito grande em relação ao salário. Acabou de ser aprovado na Assembleia uma PEC que eles vão ter um ganho efetivo. Acredito e sei que boa parte da base também não corresponda ao que a entidade está defendendo. Vamos conversar com a delegada Andreia e mostrar que a real situação do Estado”, ponderou Franzé.

“Nós estabelecemos com a equipe que hoje vamos trabalhar até o horário que for possível para garantir que os contracheques de maio já venham implantado com 50% não só para os militares mas para todas as categorias previstas em lei. Esperamos que com isso os servidores percebam o compromisso do Governo, percebam o esforço mas acima de tudo que o Governo não pode voltar ao que era antes”, finalizou.



Participe de nossa comunidade no WhatsApp, clicando nesse link

Entre em nosso canal do Telegram, clique neste link

Baixe nosso app no Android, clique neste link

Baixe nosso app no Iphone, clique neste link


Tópicos
SEÇÕES